Connect with us

Eleições 2020

Candidatos a vice-prefeito apresentam suas propostas para a área da Educação

Folha do Litoral News inicia hoje a publicação da série de entrevistas com os candidatos

Publicado

em

A Folha do Litoral News inicia, na edição de hoje, a publicação da série de entrevistas com os candidatos a vice-prefeito nas Eleições Municipais 2020, em Paranaguá. Até o dia 22 de outubro, todos apresentarão as suas propostas relacionadas aos mesmos temas. A ordem das entrevistas foi estabelecida em sorteio realizado na sede do jornal no dia 2 de outubro.

O primeiro tema abordado é educação e visa a fornecer uma oportunidade para que os eleitores conheçam mais sobre esses candidatos e sobre assuntos de relevância, os quais impactam diariamente na vida dos parnanguaras. Nos próximos dias, os candidatos a vice-prefeito apresentarão suas ideias sobre os demais temas: Mobilidade Urbana, Geração de Emprego e Renda, Segurança, Saúde e Relação com o Governo do Estado. E, na sequência, será a vez dos candidatos a prefeito abordarem os mesmos temas.

Todos os candidatos tiveram o mesmo tempo, de dois minutos para cada tema, para discorrerem sobre seu plano de governo na área em questão. Além de veiculação no meio impresso, as entrevistas ficarão disponíveis no portal da Folha do Litoral News no endereço www.folhadolitoral.com.br, assim como a versão em vídeo. Confira:

João Cláudio Marques (MDB) concorre pela coligação Paranaguá de Todos (MDB, PROS e Solidariedade), ao lado de Alceu Maron Filho

“O nosso plano prevê ofertar ao município o conceito de escola em tempo integral. Também temos a construção de creches, porque entendemos que há um déficit de vagas na rede municipal, pois muitas mães precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos. Acreditamos que essas novas creches serão necessárias para que nós possamos suprir a necessidade dessas mães. Também vamos buscar junto ao Governo Estadual a construção do novo campus da Unespar, que já tem uma área prevista na PR-407, bem próximo à Floresta do Palmito. Vamos buscar ao máximo atender os nossos alunos com uma merenda de qualidade, para isso precisamos melhorar muito a fiscalização nesse sentido, para que tenhamos um serviço de melhor qualidade. A implantação de sistemas digitais banda larga que atendam a necessidade das nossas escolas. Aquisição de equipamentos modernos que serão ofertados aos nossos alunos atendendo a suas expectativas para que possam ter um bom desempenho em sala de aula.”

Roselaine Barroso Ferreira (Patriota) concorre ao lado do candidato a prefeito Julinho Lima

“Os nossos projetos para a área da educação são: criação de escolas integrais, oferecer aos profissionais da educação a qualificação continuada, para que eles possam transmitir conhecimento aos alunos, oferecer também oportunidades aos jovens e adultos para concluírem o Ensino Médio e posterior ingresso aos cursos técnicos que serão oferecidos pelo município para que possam oportunizar aos mesmos a sua colocação no mercado de trabalho. Promover palestras regulares, tanto aos alunos do Ensino Fundamental, como do Médio, com temas voltados ao meio ambiente, segurança, cultura, primeiros socorros, prevenção de drogas e temas que possam, além de esclarecer, prevenir e resistir às pressões da sociedade em que vivem. E também criar espaços públicos, oficinas móveis para oferecer cursos básicos como de informática, incentivo à leitura. A comunidade, de forma voluntária, poderá participar de projetos mediante o simples cadastro, bem como toda a população.”

Maike Santos (Cidadania) concorre junto com o candidato a prefeito Fabiano Elias

“Com relação à educação, nós temos um plano de governo extremamente claro e objetivo no que diz respeito à valorização do professor, que é a mola-mestra da educação no nosso País. Essa valorização passa por todas as áreas de conhecimento, desde a direção e orientação escolar, até principalmente ao professor em sala de aula, aquele que sabe realmente quais são as dificuldades existentes para os nossos pequenos, qual a melhor maneira de passar o conhecimento para eles, de chamar a atenção na hora certa, sem que haja interrupção por parte de gestores e órgão externos à escola para interferir na educação desses nossos pequenos. Algo também que temos em mente é fortalecer o ensino vinculado ao esporte, ao exemplo do que existe em outros Países do mundo. Uma grande potência esportiva, por exemplo, nos Estados Unidos, todos os grandes atletas de ponta, os atletas que são de competição, surgiram das universidades e escolas de Ensino Médio, porque isso vem de base, é fortalecido na infância, na juventude, na adolescência e depois na faculdade, onde os alunos, inclusive, conseguem bolsas para poder participar de um treinamento mais qualificado de competição. A nossa visão é trazer para Paranaguá o que existia anteriormente que eram os polos esportivos, fazer com que as crianças possam participar de todas as modalidades esportivas, escolher aquela que mais as atraem, para poder servir de esporte de competição e levar os profissionais de Educação Física para se tornarem técnicos dessas crianças e, de repente, poder passar para elas uma bolsa de esportividade.” 

José Carlos Borba (PSD) concorre ao lado do atual prefeito, Marcelo Roque (Podemos), na coligação Pra Fazer Muito Mais (Podemos, Progressistas, PSL, PL, PSB, PSDB, PSD)

“Estou como vice do Marcelo Roque nesta chapa para ajudá-lo em uma das principais situações que eu acho que é a educação. Se nós prezarmos pela educação em tudo, com certeza teremos pessoas tranquilas e preparadas para darmos seguimento aos projetos que o Marcelo irá desenvolver. Para isso eu tenho certeza de que ele fará investimentos e poderá contar comigo que eu vou estar junto para ajudar a continuar a melhorar a parte de educação em Paranaguá.”

Esmeralda Quadros (PcdoB) concorre ao lado do candidato a prefeito, Dr. Manoel Barbosa

“Sobre a parte de educação nós vamos cuidar da pauta de educação ambiental nas escolas. Eu acho que na escola e na família é necessário que se coloque esta dinâmica nas crianças de preservar o meio ambiente. A educação ambiental é uma pauta muito importante.”

Lucio José Teodoro (PV) concorre com o candidato a prefeito Marco Sukita

“A nossa proposta é melhorar a qualidade de ensino junto aos alunos da área municipal. Nossa ideia é implantar laboratórios de ensino com melhores equipamentos como computadores, tablets, notebooks, para que os alunos, desde crianças com idade de seis a sete anos, já comecem a trabalhar com esses equipamentos, porque são coisas para o futuro.”

Ubirajara Maristany (PT) é o candidato a vice-prefeito ao lado de José Baka Filho (PDT), na coligação Trabalho e Liberdade: Construindo uma Paranaguá para frente e melhor (PDT e PT)

“Paranaguá teve uma grande marca em tempos anteriores com o prefeito José Baka com relação à escola em tempo integral, que foi uma coisa muito maravilhosa na cidade de Paranaguá. Nós, com certeza, vamos investir nosso tempo na escola em tempo integral porque acolhe os alunos durante o dia, os pais podem ir trabalhar e o município oferecendo as melhores coisas possíveis. Também têm as creches, que são muito importantes, para que as mães que saem para trabalhar deixem seus filhos em um local apropriado e possam trabalhar com maior tranquilidade. Muitas outras coisas podemos fazer na área da educação.”

Marcio Vega, o “Marcio da Max Espetos” (Avante) concorre como vice na Coligação NOVA PARANAGUÁ (Republicanos, DC, PTC e Avante), junto ao candidato a prefeito, Adriano Ramos (Republicanos)

“Para educação é muito importante o principal fator da área que é o professor. São os agentes que educam. Para nós é muito importante a valorização desses homens e mulheres, que investem na vida de nossas crianças, dos nossos jovens. Com o programa de estruturação na parte da informação, trazendo até eles melhorias estruturais nas escolas, podendo gerar conforto e qualidade de ensino. Nós vemos que a área de educação é tão importante, porque a educação gera vidas, gera caráter e gera profissionais. Nossos profissionais, trabalhando de forma segura, nós podemos gerar profissionais seguros. Investindo em você, professor, em você, formador, nós queremos melhorar a qualidade de nossos profissionais. Automaticamente, quando nós investimos na estrutura, a automação é muito importante. A estrutura física dos prédios é muito importante. Para nós este é um dos principais fatores, dando tranquilidade, agilidade e, principalmente, segurança na ação dos professores. Para nós, a educação deve ser inserida na vida da criança com caminhos corretos, como já foi dito, na questão de serem projetos de ambientação, de meio social e projetos que possam valorizar a vida das crianças. Um dos principais projetos é a estruturação das escolas, gerando conforto e qualidade aos professores.”

*Os candidatos Marco Antônio Hakim Filho (vice de Emmanuel Lobo) e Luciano Colodel (vice de Aramis Soares do Nascimento – Pichaco) justificaram sua ausência pelo não comparecimento.