Com os Fóruns Eleitorais fechados para o atendimento presencial ao público, o aplicativo e-Título pode ser um grande aliado para os eleitores. A ferramenta, de fácil acesso e sem custo, traz várias facilidades como resolver pendências com a Justiça Eleitoral e identificar o local de votação. Esses e outros problemas podem ser resolvidos sem a necessidade de procurar os Fóruns Eleitorais e regularizar a situação para estar apto a votar nas eleições municipais que ocorrem em novembro.
“O aplicativo está disponível tanto para celulares iOS como para Android, é gratuito, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é a via digital do título de eleitor. O aplicativo substitui o título de eleitor impresso, é um documento oficial e pode ser utilizado no dia das eleições para votar”, explicou o chefe do Cartório Eleitoral de Paranaguá, Sérgio Kawka.
Neste caso, não é preciso procurar a emissão de uma segunda via do documento. “Muitos eleitores procuram a Justiça Eleitoral nessa época, buscando uma segunda via do título. O eleitor que está em dia com a Justiça Eleitoral, que fez a revisão biométrica, pode fazer o download do aplicativo e terá a via digital do título”, ressaltou Kawka.
Aqueles eleitores que ainda não fizeram a revisão biométrica devem levar, além do celular com a versão digital do título, um documento de identificação com foto. “O aplicativo é seguro, porque o eleitor cadastra uma senha, o que garante o sigilo das informações. O título digital é um documento oficial, válido em todo o território nacional e pode ser utilizado nas eleições para votar”, frisou Kawka.
Segundo Sérgio, o aplicativo tem diversas outras funcionalidades que podem facilitar o dia a dia do eleitor. “As certidões podem ser tiradas pelo app, de quitação eleitoral, de antecedentes criminais eleitorais, sem necessidade de buscar os serviços dos Fóruns Eleitorais. O eleitor também pode consultar o local de votação, gerar guia de multa para aqueles que tiverem alguma em aberto com relação a alguma ausência nas eleições”, destacou.
Pelo e-Título também é possível se inscrever para atuar como mesário voluntário. O mesmo pode ser realizado pelo site do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).
Extinção de zona eleitoral
O chefe do Cartório Eleitoral alerta que muitos eleitores em Paranaguá estão com o título desatualizado. “Muitos ainda estão com a zona eleitoral 158 (que foi extinta) e a seção desatualizada. Todos os eleitores que pertenciam à zona eleitoral 158 migraram, automaticamente, para a 5.ª zona eleitoral e receberam uma nova numeração. Esses eleitores que estão nessa situação, podem ter problemas para localizar sua seção no dia das eleições. Por isso, oriento para que esses eleitores tenham esse conhecimento para localizar com mais facilidade o seu local de votação. Baixem o aplicativo e-Título no seu celular e terão todas as suas informações atualizadas”, orientou o chefe do cartório eleitoral.
Essa verificação prévia evita filas no dia das eleições, algo que deve ser evitado devido à pandemia do novo Coronavírus. “Isso será fundamental porque vai evitar aglomerações, principalmente agora neste momento de pandemia, o nosso objetivo é fazer com que as eleições sejam mais rápidas”, disse Kawka.
Por isso também o TSE, de forma excepcional, liberou a votação sem a biometria. “Vamos garantir todos os protocolos de segurança das autoridades de saúde em relação ao distanciamento nas seções, ao uso obrigatório de máscara e marcações no chão para garantir o distanciamento mínimo entre os eleitores”, salientou Kawka.