Connect with us

Eleições 2020

TRE-PR registra recorde de inscrições para Mesário Voluntário

Interessados em atuar nas Eleições 2020 ainda podem se inscrever (Foto: Divulgação TRE)

Publicado

em

Nestas eleições, uma campanha foi realizada pela Justiça Eleitoral para convidar a população para atuar como mesário voluntário. Os números alcançados em todo o País atingiram o objetivo e, no Paraná, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) alcançou mais de 77 mil inscritos. As Eleições Municipais de 2020 acontecem, em primeiro turno, no dia 15 de novembro.

Grande parte desses eleitores é formada por jovens e universitários, que entenderam o propósito da campanha. Além disso, essa faixa etária será privilegiada para atuar nas Eleições Municipais 2020 pelo pleito ocorrer em meio à pandemia, na qual se faz necessário proteger aqueles que pertencem ao grupo de risco da doença.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, afirmou que o sucesso da campanha se deve a um conjunto de fatores. “Primeiramente, iniciou aqui no nosso TRE um projeto chamado Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, começamos junto às faculdades, uma grande quantidade no Paraná, que prontamente aderiu ao programa e depois a própria juventude, os alunos que entenderam a campanha”, disse o desembargador.

Os mesários que trabalham nas eleições têm benefícios como: dispensa do serviço pelo dobro de dias trabalhados como mesário; auxílio-alimentação para o dia da eleição; crédito em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior; vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital; e isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais.

Para o presidente do TRE-PR, não só os benefícios foram levados em conta, como também o exercício da cidadania.

“As pessoas entenderam a troca da convocação pela convicção, mostramos os benefícios que os alunos podem ter, mas principalmente destacando o aspecto de que o jovem participando desse apoio à Justiça Eleitoral, ele pode também desenvolver um gosto pela política e no futuro surgirem vários candidatos. Gostaríamos de agradecer a participação de 77 mil pessoas, a maioria jovens”, ressaltou o desembargador.

Inscrições

Segundo o TRE-PR, o prazo para se inscrever como mesário voluntário será encerrado no dia 16 de setembro, quarta-feira. No entanto, aqueles cidadãos que têm o interesse de participar das eleições ainda podem realizar a inscrição após este prazo, já que pode haver imprevistos com relação aos mesários convocados.

“Mesmo tendo encerrado o prazo no dia 16 de setembro, existe em uma eventualidade, questão de doença, acidente, alguém ficar impedido de participar das eleições, aqueles que já se apresentaram, por isso fica um cadastro de reserva. Sempre há necessidade de substituição e a gente conta com a participação das pessoas para que continuem se inscrevendo. Para isso, basta entrar no site do TRE-PR, abrir a aba Mesário Voluntário, fazer sua inscrição, ou através do aplicativo E-Título. Seja muito bem-vindo para ajudar nas eleições de 2020”, destacou o presidente do TRE-PR.

Confira o vídeo: