conecte-se conosco

Editorial

Descentralização da saúde com construção de novas unidades em Paranaguá

A descentralização e instalação de dois novos postos de saúde em Paranaguá compreende a realidade social, econômica, geográfica e demográfica onde o município está inserido em 2021

Publicado

em

Na edição desta quarta-feira, 11, a Folha do Litoral News traz uma informação importante para o atendimento à saúde em Paranaguá: a instalação de duas novas unidades básicas de saúde (UBS) pelo município nos bairros da Vila Guarani e Santos Dumont. Com isso, se descentraliza o atendimento a um dos setores mais importantes oferecidos gratuitamente pelo Poder Público, fazendo com que moradores não tenham que se distanciar de suas casas para ter acesso a serviços médicos, vacinação, atendimento odontológico, entre outros itens. 

Paranaguá, a cidade-mãe do Paraná, cresce a passos largos e para cada vez mais longe da parte central do município. Os bairros são o motor de crescimento da cidade. É para lá que cada vez mais pessoas residem e, com isso, é necessário nesses locais a oferta cada vez maior de serviços públicos, entre eles principalmente no tripé saúde, educação e segurança. O atendimento à saúde é algo básico e urgente, necessário a todas as pessoas, algo demonstrado claramente em tempos de pandemia e, a poucos anos atrás, quando vivemos uma epidemia da dengue em Paranaguá.

Outro ponto a se destacar é que as unidades de saúde são um dos carros-chefes do Sistema Único de Saúde (SUS). É no “postinho” onde todos, de forma gratuita e universal, obtém acesso ao atendimento, tratamento de doenças, medicamentos, cuidado de ferimentos, consultas médicas, encaminhamentos, entre tantos outros serviços. Apesar de todos os problemas, o SUS, tão criticado por algumas pessoas, demonstrou durante a crise sanitária da Covid-19 que é algo essencial para a sociedade brasileira. Foi o SUS que fez com que a pandemia não trouxesse um caos sanitário ainda maior ao Brasil, abrindo leitos a toque de caixa e “apagando o incêndio” do Coronavírus.

Todo avanço na área da saúde pública deve ser comemorado pela sociedade. Se alguns não necessitam ir ao posto de saúde por ter um plano privado, necessário é compreender a sociedade onde estamos inseridos, onde a desigualdade social, que inclusive foi agravada pela pandemia, faz com que cidadãos tenham os “postinhos” como único caminho para atendimento próprio, de seus filhos, avós e membros familiares. A descentralização e instalação de dois novos postos de saúde em Paranaguá compreende a realidade social, econômica, geográfica e demográfica onde o município está inserido em 2021.

Em alta

plugins premium WordPress