conecte-se conosco

Editorial

O avanço na vacinação contra a Covid-19 no litoral e a proximidade da superação da pandemia

O avanço na imunização contra esta doença, que já levou centenas de vidas litorâneas embora, está ocorrendo em todos os municípios da região. Cada um com sua logística e organização, entretanto, todos compreendendo que é a imunização a chave para que a pandemia seja superada

Publicado

em

Os últimos dias estão sendo de otimismo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no litoral. Paranaguá, que é o maior município da região e serve de referência para as outras seis cidades litorâneas, realiza uma ampla força-tarefa na Estação Ferroviária, com profissionais da saúde e colaboradores atuando na aplicação da primeira dose e da segunda dose. Milhares de pessoas estão sendo imunizadas diariamente no espaço, que está aplicando a dose inicial em pessoas com idade de 20 anos e acima, bem como completando o esquema vacinal da AstraZeneca em cidadãos com retorno para segunda dose até 5 de setembro desde a segunda-feira, 9. 

O avanço na imunização contra esta doença, que já levou centenas de vidas litorâneas embora, está ocorrendo em todos os municípios da região. Cada um com sua logística e organização, entretanto, todos compreendendo que é a imunização a chave para que a pandemia seja superada. Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, mais perto estaremos de um retorno à normalidade, bem como ampliando a retomada econômica, com o turismo possuindo um papel essencial para o desenvolvimento da região. A vacina salva vidas e, também, fará com que a economia se fortaleça cada vez mais para superarmos esta crise sanitária, econômica e social sem precedentes.

A proximidade de casos da variante Delta com os municípios do litoral é mais um sinal de alerta e da necessidade de acelerarmos a imunização. Com as duas doses, estaremos protegidos de internações e mortes decorrentes da Covid-19, inclusive da Delta. Mais do que apenas tomar a primeira dose, é essencial que todos procurem se imunizar com a segunda dose. Somente desta maneira, o imunizante terá a garantia da sua eficácia total ao vacinado. 

Há um otimismo no ar e ele só está ocorrendo graças à vacinação, inclusive com redução de ocupação e número de mortes nas últimas semanas no Hospital Regional do Litoral (HRL), unidade de referência no atendimento à pandemia em toda a região. Portanto, saiba que a defesa da vacina é algo baseado na ciência, na racionalidade e no respeito ao próximo. Não acredite em notícias falsas, confie na luz do conhecimento e se vacine com a primeira e a segunda dose, ou dose única contra o Coronavírus. Não seja “sommelier” de vacina, mais do que lamentável, este posicionamento de querer escolher o imunizante prejudica o avanço da vacinação e colabora diretamente com a proliferação do vírus. É hora de exercer a fraternidade e responsabilidade coletiva na prática. 

plugins premium WordPress