Connect with us

Editorial

Bandeira laranja da Covid-19 em Curitiba e reflexos no litoral

A transparência jornalística com informações da Covid-19 ocorre desde março, com notícias e orientações médicas para todo mundo ler, refletir e adotar no seu dia a dia. Ignorar a gravidade da situação ou achar culpados pelo momento em que vivemos não vai trazer soluções e salvar vidas

Publicado

em

Bandeira laranja da Covid-19 em Curitiba e reflexos no litoral

Na edição deste fim de semana da Folha do Litoral News, o diretor da 1.ª Regional de Saúde da Sesa, José Carlos de Abreu, destacou o crescimento da pandemia da Covid-19 no litoral paranaense, bem como frisou que a bandeira laranja de Curitiba, que aumenta as restrições à população na capital, torna-se uma tendência que deverá trazer reflexos na região litorânea e em todo o Estado.

O momento é preocupante. Um dos focos é o Hospital Regional do Litoral (HRL), que possui 20 leitos de UTI para Covid-19 e 10 de observação, algo que no momento está atendendo à demanda, mas que, caso o crescimento da pandemia continue, não irá suportar o fluxo de pacientes e pode entrar em colapso. Tudo isso em plena proximidade do verão, que aumentará a vinda de turistas ao litoral, algo que poderá gerar acréscimo de casos e, consequentemente, aumento da demanda no HRL. 

O momento é de colaboração e não de apontar o dedo. Desde o início da pandemia, a Folha do Litoral News divulgou centenas de matérias sobre a Covid-19, abordando a prevenção, necessidade de distanciamento, uso de máscaras e higiene. Da mesma forma, noticiamos que nas últimas semanas a demanda do HRL cresce cada vez mais com relação ao Coronavírus. 

A transparência jornalística com informações da Covid-19 ocorre desde março, com notícias e orientações médicas para todo mundo ler, refletir e adotar no seu dia a dia. Ignorar a gravidade da situação ou achar culpados pelo momento em que vivemos não vai trazer soluções e salvar vidas. É hora de uma autocrítica e mudança de rumo coletivo.

Devemos unir esforços entre imprensa, população e Poder Público, adotar medidas de prevenção, não realizar aglomerações e seguir todas as orientações médicas do Estado e município. Nesta semana, o Paraná ultrapassou a marca de 1 milhão de testes RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 e aumentou a capacidade de testagem. Caso apresente sintomas, procure a rede municipal de saúde que irá providenciar o teste, caso o médico entenda ser necessário. O mapeamento da pandemia é necessário para ações efetivas para evitar seu crescimento. 

Leia também: Ala Covid-19 do Hospital Regional lotada e pandemia no litoral