conecte-se conosco

Editorial

Festa do Rocio: a fé marcada na história

A devoção mariana se fará ainda mais forte no mês de novembro em Paranaguá

Publicado

em

A devoção mariana se fará ainda mais forte no mês de novembro em Paranaguá. A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio já tem programação definida, divulgada na sexta-feira, 10, pelo Santuário. O período,  dissemina fé e alegria entre as famílias devotas da padroeira do Paraná em uma época em que a esperança é um dos elementos mais necessários.

Com a pandemia de Covid-19, a festividade acontecerá com algumas adaptações, como no ano passado. Mas, não deixará de ser realizada. Pelo contrário, a parte central da festividade, que são as missas e novenas, terão os horários ampliados, deixando mais opções para os fiéis acompanharem e realizar suas intenções. Além da transmissão pela internet, facilitando também para aqueles que não podem se deslocar até o Santuário.

Em 2017, a festa em louvor à padroeira se tornou patrimônio imaterial, título empregado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A imagem impactante do mar de gente que se reúne na procissão terrestre não poderá ser formada neste ano para evitar aglomeração e facilitar a transmissão do vírus. Porém, será substituída por uma carreata que fará a mesma demonstração de fé. É importante lembrar que os devotos também precisam fazer a sua parte para evitar o contágio e a transmissão da Covid-19. O reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves frisou o pedido para que a população respeite e siga as recomendações sanitárias.

Muito aguardado pelos parnanguaras e pela comunidade católica do Estado, a festa é um momento de celebrar as bênçãos recebidas e também de pedir por dias melhores àquela que, inclusive, se recorreu em 1886, quando uma terrível doença se espalhava pelo mundo. Segundo relatos históricos, o mesmo aconteceu em 1901 (peste bubônica) e 1918 (gripe espanhola).

Muito tempo se passou e o pedido dos devotos, certamente, será o mesmo: que a pandemia termine e que seja possível viver em uma sociedade diferente, com mais empregos, saúde e moradias. Que a fé dos paranaenses alcance essa benção para que se possa passar por esses tempos difíceis com a intercessão da padroeira do Paraná marcando mais esse registro na história.

Em alta

plugins premium WordPress