conecte-se conosco

Editorial

Paranaguá aparece com destaque na vacinação contra a Covid-19

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) divulgou a avaliação de desempenho de vacinação das 399 cidades do Estado

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) divulgou a avaliação de desempenho de vacinação das 399 cidades do Estado, bem como está cobrando dos municípios, os que ainda não o fizeram, a atualização tempestiva dos dados da vacinação contra a Covid-19 no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (Novo SI-PNI), operado pelo Ministério da Saúde.

O levantamento foi realizado pelo TCE-PR em parceria com a Superintendência da Controladoria-Geral da União (CGU) no Paraná identificou defasagem na alimentação do sistema, contrariando a Lei n.º 14.124/21, o que precisa ser sanado pelos gestores.

Mas a notícia relevante deste levantamento é o destaque para o município de Paranaguá, que está dentre as 20 maiores cidades do Paraná, com mais de 100.000 habitantes, aparecendo em primeiro lugar com alimentação positiva e atualizada com 94,54% das vacinas recebidas já realizadas. Como os números também representam a aplicação com segunda dose, uma porcentagem ainda estava sendo utilizada no período. Faltando pouco mais de 5% para totalizar os 100% das doses recebidas.

O levantamento da CGU no Paraná considerou as doses aplicadas até o dia 28 de abril. Naquele momento, de acordo com informações repassadas pelas prefeituras ao SI-PNI, o percentual médio de aplicação era de 75% das doses recebidas pelos municípios – abaixo do índice de 85% considerado bom pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Grande número de municípios paranaenses estava abaixo de 60% no índice de aplicação da vacina, desempenho considerado insuficiente. 

Paranaguá apresentou melhores resultados na atualização também se comparado a municípios com maior ou semelhante número populacional. 

Vale enfatizar que a estrutura de vacinação montada pelo poder público na estação ferroviária e na Avenida Maximiano da Fonseca funcionou perfeitamente desde a sua implantação, pois além de contar com um grande número de profissionais na agilização do trabalho, reduziu o tempo de espera das pessoas que buscam o espaço para a imunização.

Mas também deve-se salientar todo o cuidado e controle realizado pela prefeitura de Paranaguá, através da secretaria Municipal de Saúde, seja na conferência e controle de lotes, público alvo indicado e a alimentação das informações no sistema do Ministério da Saúde o que acabou colocando Paranaguá neste patamar de destaque e dando transparência tanto na vacinação quanto nas informações produzidas.

Em alta

plugins premium WordPress