conecte-se conosco

Editorial

Abril Verde e a necessidade de notificação

Os esforços visam não só o apoio às vítimas, mas, principalmente, no conhecimento da realidade no município para que se possa agir de maneira mais assertiva na prevenção

Publicado

em

editorial

Neste mês, a atenção está voltada para as ações preventivas e de conscientização sobre os acidentes do trabalho. O Abril Verde contempla diversas ações pelo País para trazer luz ao tema que precisa ser de conhecimento da sociedade e, principalmente, dos órgãos de saúde e serviços públicos e privados.

A discussão sobre o assunto foi ampliada ontem, no dia 28 de abril, em Paranaguá. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Em Paranaguá, uma reunião com representantes da Secretaria Municipal da Saúde, 1.ª Regional da Saúde e de serviços ligados à área, também do meio privado, serviu para discutir o tema e focar na necessidade de realizar notificações para atender uma demanda.

Demanda esta que pode fazer a diferença na vida dos trabalhadores. Há uma dificuldade no registro desses acidentes e somente por meio da identificação dos casos, forma que os acidentes ocorrem, locais e demais informações, será possível traçar estratégias para evitar que essas fatalidades ocorram.

Os esforços visam não só o apoio às vítimas, mas, principalmente, no conhecimento da realidade no município para que se possa agir de maneira mais assertiva na prevenção. Sabe-se que os dados atuais de acidentes do trabalho no Brasil não revelam a realidade. Os casos estão subnotificados, de acordo com as autoridades de saúde, o que exige um trabalho em conjunto para que as notificações sejam realizadas. E, a partir daí, planejar ações com os trabalhadores.

Que neste mês, possa haver um avanço nas questões ligadas à saúde do trabalhador e se possa chegar ao principal objetivo: prevenir novos acidentes nos locais de trabalho e promover mais qualidade de vida para este público.