conecte-se conosco

Editorial

A Força Verde e a defesa do meio ambiente

A trajetória de décadas atuando na defesa do meio ambiente se destaca, principalmente, neste momento em que a sociedade busca alternativas para a preservação

Publicado

em

editorial

A Força Verde do Paraná comemorou 65 anos de atuação no mês passado. A unidade foi criada no dia 4 de abril de 1957 pela Lei Estadual 3.076, com a denominação inicial de “Corpo de Polícia Florestal”, vinculada, na época, à Secretaria Estadual de Agricultura. Com o passar dos anos, teve sua estrutura ampliada e expandida a todas as regiões do Paraná. Hoje, é o único órgão do Estado que realiza o atendimento às mais diversas demandas ambientais.

A trajetória de décadas atuando na defesa do meio ambiente se destaca, principalmente, neste momento em que a sociedade busca alternativas para a preservação da fauna, da flora e valoriza atividades mais sustentáveis. A Força Verde atua na conservação de um dos bens mais preciosos do litoral do Paraná, as riquezas ambientais. 

A região possui uma das áreas mais importantes de Mata Atlântica do mundo. Não é qualquer lugar que tem o privilégio de abrigar tamanha diversidade de ecossistemas. Além de uma atividade pesqueira intensa, a presença de rios e de uma relevante biodiversidade que necessita da atuação constante da Polícia Ambiental para preservar e manter de forma sustentável.

Na edição de hoje, a Folha do Litoral News traz uma entrevista com a comandante da 1.ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental que atua no litoral do Estado, capital e Região Metropolitana. Ela salientou a importância de manter a Força Verde próxima dos cidadãos para que denúncias de atos contra o meio ambiente sejam realizadas, assim como dúvidas sejam sanadas para que ações em conjunto colaborem ainda mais com o trabalho.

 O Batalhão de Polícia Ambiental segue não medindo esforços na preservação e manutenção do meio ambiente paranaense. O Estado do Paraná pode ter uma das menores faixas litorâneas do País, mas se destaca pelas riquezas que abriga e a Força Verde tem papel fundamental na sua conservação.