conecte-se conosco

Editorial

Semana do Meio Ambiente e a conscientização das crianças

Com foco no mês que celebra o Dia do Meio Ambiente, evento tem como público principal as crianças da Rede Municipal de Educação

Publicado

em

editorial

A Prefeitura de Paranaguá começou, nesta semana, as atividades e ações voltadas para a conscientização ambiental. A Semana do Meio Ambiente foi aberta na segunda-feira, 20, e segue até o dia 25, sexta-feira. Toda a população pode conferir os projetos e iniciativas realizadas em Paranaguá e no litoral na Arena Albertina Salmon, onde empresas e também alguns órgãos como o Instituto Água e Terra (IAT), Força Verde e Portos do Paraná, além de associações de reciclagem e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) montaram suas exposições.

Com foco no mês que celebra o Dia do Meio Ambiente, o evento tem como público principal as crianças da Rede Municipal de Educação. Pensando nisso, algumas empresas inseriram nos estandes atividades recreativas para promover a conscientização.

A educação ambiental foi citada, inclusive, pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Paranaguá, Diego Delfino, como a chave para mudar alguns problemas antigos na cidade. Um deles é o descarte incorreto de lixo. A prática de jogar lixo nas ruas, infelizmente, ainda é facilmente observada tanto nos bairros como na região central da cidade. Ainda que o município tenha um trabalho de coleta seletiva, o descarte incorreto dos materiais recicláveis está longe do objetivo. 

Além de prejudicar o visual da cidade, que é turística e tem o intuito de crescer nesse aspecto, os materiais que poderiam ser reciclados causam danos à biodiversidade e aos ecossistemas.

Por isso, são extremamente válidas ações que visam minimizar esses impactos, ainda que a longo prazo, como é o caso da educação ambiental com crianças. Pois elas costumam ser mais conscientes sobre a importância da conservação e podem ser multiplicadoras do conhecimento vivenciado nessa semana em que o tema está em alta.

Continuar lendo
Publicidade