conecte-se conosco

Editorial

95% dos adultos de Paranaguá poderão estar imunizados contra a Covid-19 em quatro meses

A constatação científica de que a imunização chegará a índices altos em Paranaguá demonstra claramente que estamos perto de superar a pandemia no município. Apesar do caminho ser relativamente curto, ele será árduo, pois as variantes estão aí, bem como, infelizmente, o desdém às medidas preventivas por parte da população

Publicado

em

Prever o futuro é algo que flerta com a impossibilidade, mas o que a ciência pode fazer é utilizar cálculos matemáticos para saber se, o que está sendo feito agora, surtirá um efeito lá na frente. É exatamente isso que pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que fazem parte do projeto Rede Cooperativa de Pesquisa em Modelagem da Epidemia de Covid-19 e Intervenções não Farmacológicas (Modinterv) , estão fazendo, analisando em todo o Paraná diversos dados sobre a pandemia, entre eles os números da vacinação por município, averiguando o número de vacinados e ritmo de imunização diário para saber: quando estaremos totalmente imunizados contra o Coronavírus? 

A vacinação contra a Covid-19 em Paranaguá ganhou destaque nacional nas últimas semanas, principalmente pela logística agilizada na Estação Ferroviária, vacinando milhares de pessoas em um dia, assim como pelo fato de que a faixa etária do público em geral, até às 16h53 de sexta-feira, 18, já estava em 30 anos, número que poderá ser reduzido após o fechamento desta edição. Se há doses disponíveis, há equipes atuando dia e noite para alcançar o maior número de pessoas imunizadas contra o Coronavírus na cidade-mãe do Paraná.

Segundo o estudo da UFPR, no dia 15 de setembro a estimativa é de que 75% dos adultos parnanguaras já tenham tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19. 95% da população já deverá estar totalmente imunizada no dia 18 de outubro. Ou seja, em quatro meses, a grande maioria dos cidadãos adultos estarão vacinados contra uma doença que levou e leva embora continuamente vidas parnanguaras, garantindo proteção contra internamento e óbito decorrente da Covid-19. 

A constatação científica de que a imunização chegará a índices altos em Paranaguá demonstra claramente que estamos perto de superar a pandemia no município. Apesar do caminho ser relativamente curto, ele será árduo, pois as variantes estão aí, bem como, infelizmente, o desdém às medidas preventivas por parte da população, algo que faz com que a Ala Covid-19 do Hospital Regional do Litoral (HRL) siga lotada e com mortes sendo registradas diariamente. Portanto, não relaxe, tome a primeira ou a segunda dose da vacina quando possível, dê valor a isso, pelos que partiram e pelos os que aqui estão. Siga usando máscara, praticando o distanciamento social e higienizando as mãos. Falta pouco, mas ainda falta.

Em alta

plugins premium WordPress