Editorial
Aglomerações do verão e Carnaval ocasionaram crescimento da pandemia
Furar a quarentena se tornou algo comum e até mesmo motivo de piada para muitas pessoas. São aglomerações em fotos de redes sociais que são vistas a cada fim de semana, multidões nas praias sem distanciamento, sem máscara e sem respeito ao próximo
O negacionismo à pandemia da Covid-19 não é algo praticado somente no litoral paranaense, mas também em todo o Brasil. Mais do que o discurso, este desrespeito é visto nas atitudes. Áreas públicas do litoral, principalmente dos municípios que concentram as praias da região, estiveram repletas de pessoas aglomeradas, entre eles turistas e moradores, que simplesmente demonstram um desdém às mortes diárias em decorrência do Coronavírus.
Na edição de quarta-feira, 23, a Folha do Litoral News traz uma matéria em que entrevistou o diretor da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS), José Carlos de Abreu, na qual ele explicou que a alta lotação do Hospital Regional do Litoral (HRL) nos últimos dias, e o crescimento de casos da doença e mortes decorrentes dela possuem como uma das causas diretas as aglomerações ocorridas no recesso de Carnaval.
Furar a quarentena se tornou algo comum e até mesmo motivo de piada para muitas pessoas. São aglomerações em fotos de redes sociais que são vistas a cada fim de semana, multidões nas praias sem distanciamento, sem máscara e sem respeito ao próximo. Festas clandestinas, que anteriormente eram escondidas, hoje são divulgadas na Internet normalmente.
O Poder Público precisa e irá agir. Na terça-feira, 23, a Prefeitura de Guaratuba convocou coletiva, quando afirmou que irá ampliar a fiscalização dos decretos vigentes. Além disso, na quarta-feira, 24, prefeitos do litoral devem se reunir em videoconferência para decidir possíveis novas ações restritivas na região devido ao avanço da pandemia. Outro ponto foi a reunião do governador Ratinho Júnior junto aos governadores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina também na terça-feira, 23, alertando sobre a situação de crescimento da pandemia no Sul do Brasil. Novos decretos deverão vir pelo Poder Público, que já está exigindo uso de máscara, distanciamento social e toque de recolher das 23h às 5h. Entretanto, nada adiantará se a população não fizer a sua parte.
Leia também: É hora de a sociedade litorânea ser responsável ou o colapso com a pandemia acontecerá
-
Direito & Justiça 5 dias atrás
Caso Isabelly: julgamento de acusado de matar youtuber começou nesta terça-feira, 3
-
Eleições 2024 6 dias atrás
Adriano Ramos apresenta propostas de campanha em série de entrevistas da Folha do Litoral News
-
Eleições 2024 5 dias atrás
André Pioli apresenta propostas de campanha em série de entrevistas da Folha do Litoral News