Connect with us

Datas Comemorativas

Educador social: o profissional que atua na construção de uma comunidade igualitária

Paranaguá conta com 30 educadores sociais atuando no setor público

Publicado

em

Na data de 19 de setembro é comemorado o Dia do Educador Social. Paranaguá possui cerca de 30 profissionais formados na área. Eles atuam na defesa e proteção de indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade social ou em conflito com a lei.

A profissão é pautada na garantia de direitos. O educador social desenvolve atividades culturais, esportivas, laborativas, recreativas e socializadoras fora dos ambientes convencionais de educação. Em Paranaguá, o Educador Social atua junto à Pasta de Assistência Social.

Os profissionais são concursados e atuam em equipamentos públicos como CRAS, CREAS, Centro Pop e Unidades de Acolhimento Institucional. O educador social Wagner Peixoto ressalta que, apesar de já estar catalogada na Classificação Brasileira de Ocupações, a profissão aguarda regulamentação no Congresso Nacional.

“O conceito de educador social é amplo e parte da premissa de que todos os espaços e todas as etapas de desenvolvimento humano podem contar com as intervenções e orientações de um Educador Social”, ressalta. O objetivo é promover a cidadania, o pensamento crítico e a autonomia dos sujeitos com quem mantém um vínculo a partir de programas ou ações sociais.

“O educador social pode atuar junto a grupos de crianças, jovens em situação de conflito com a lei e até mesmo grupos de idosos. Apesar de uma vinculação histórica com a Assistência Social, a função do educador social se destaca pelo seu caráter transversal podendo tratar de temas como meio ambiente, direito, trânsito, patrimônio e saúde pública”, conclui.