Connect with us

Datas Comemorativas

Paranaguá Saneamento celebra Dia do Cliente com atendimento humanizado e histórias de encantamento

É com histórias como essa que a Paranaguá Saneamento comemora o Dia do Cliente nesta terça-feira, 15 de setembro

Publicado

em

Controlada pela Iguá Saneamento, empresa tem um programa interno de engajamento para aperfeiçoar o atendimento e os serviços prestados

Vazamentos são problemas frequentes nas residências e podem causar alguns incômodos, dentre eles o susto de receber uma fatura com um valor alto. Foi o que aconteceu com dona Emília, que devido a um vazamento no cavalete, entrou em contato com a Paranaguá Saneamento para questionar o valor. Após a revisão da sua conta, dona Emília informou que não poderia ir até a loja efetuar a regularização por ser tratar do grupo de risco. Com o intuito de facilitar a vida do nosso cliente e levar um atendimento exclusivo, a visita foi marcada em sua residência, com todo as as medidas de prevenção e higiene previstas (máscaras, distanciamento e álcool). Mas o objetivo da visita não foi só para regularização do pagamento, mas muito além disso. Dona Emília foi presenteada com uma caneca, uma caixa de chá de erva doce, um difusor e uma máscara, com o intuito de levar o zelo e carinho que a Companhia tem pela saúde dos seus clientes.

É com histórias como essa que a Paranaguá Saneamento comemora o Dia do Cliente nesta terça-feira, 15 de setembro. Controlada pela Iguá Saneamento, a empresa faz parte do Programa Encantamento do Cliente, política interna que inspira os colaboradores a executar todas as atividades com um objetivo: perceber e atender às necessidades dos clientes da companhia.

Atendendo mais de 6 milhões de brasileiros diariamente, 155 mil deles em Paranaguá, a Iguá tem na satisfação dos clientes um dos pilares estratégicos do trabalho que realiza. Por isso, além de projetos como o Programa de Encantamento do Cliente, a companhia mantém parcerias com startups para aprimorar e ampliar os serviços oferecidos.

Pautado na prática da empatia, do trabalho em equipe, da agilidade e da proatividade, o Programa de Encantamento está no ar há pouco mais de um ano e desde então as ações personalizadas que vão além do protocolo tradicional estão em ascensão. “No setor de saneamento básico, muitas vezes as empresas se restringem ao cumprimento de metas contratuais e à execução de obras, enquanto os clientes acabam despersonalizados. Entender as pessoas e suas necessidades específicas não é mais uma tendência, mas a realidade de empresas que queiram ter sucesso e serem reconhecidas, então estamos trabalhando para incorporar essa visão humanizada no nosso ramo de atuação”, explica Eder Campos, diretor de Clientes & Inovação da Iguá.

O executivo explica que o movimento de percepção do cliente provocado na companhia engajou não só os profissionais que atuam diretamente com o atendimento, mas colaboradores de todas as áreas. “Estruturamos um programa cuja métrica é a satisfação das pessoas que atendemos e incentivamos nossos colaboradores a exceder as expectativas de forma positiva de modo a afunilar cada vez mais nosso relacionamento com os clientes”, complementa Campos.

Tecnologia a serviço dos clientes

Com o uso da tecnologia, a Iguá e a Paranguá Saneamento buscam também facilitar a vida do cliente. No Digi Iguá, plataforma on-line que permite o pagamento de contas de água com cartão de crédito, geração do código de barras da fatura, emissão de segunda via, entre outros serviços, os clientes conseguem executar com segurança, e de casa, muitas das atividades que requereriam sua presença na loja.

“O atendimento remoto através dos canais de relacionamento como Facebook, telefone 0800 e WhatsApp tornou-se um facilitador essencial durante os meses de agravamento da pandemia do novo coronavírus. Como era um movimento que já promovíamos, estávamos preparados quando foi necessário”, explica João Roberto Rocha Moraes, diretor geral da Concessionária.

Outro projeto de destaque é uma parceria com a fintech QueroQuitar para a renegociação de débitos dos clientes – a empresa foi uma das vencedoras do programa de aceleração de startups realizado pela Iguá, o Iguá Lab. Na plataforma da fintech as pessoas com contas em atraso podem buscar condições flexíveis de pagamento, incluindo descontos e a definição de um prazo especial para a regularização das dívidas. Saiba mais em: https://igua.queroquitar.com.br/.

Escute, identifique, solucione e encante

Pautada por esse ‘mantra’, a Iguá é a primeira companhia brasileira de saneamento a utilizar o sistema NPS (Net Promoter Score), que é um indicador internacional de satisfação para os consumidores. O NPS é aplicado na Companhia e seus resultados guiam a tomada de decisões que visam a melhoria dos serviços. “Normalmente, as companhias de saneamento realizam pesquisas de satisfação anualmente. Com o NPS, a periodicidade de avaliação dos serviços passou a ser semanal, de forma que conseguimos compreender e agir para mitigar problemas com mais rapidez”, explica Campos.

O contato proativo do atendimento comercial com os clientes também tem permitido a mitigação de problemas ou mesmo de inadimplência. A partir da escuta ativa, os colaboradores da Paranaguá Saneamento auxiliam clientes com dificuldades em utilizar as ferramentas digitais da empresa e conseguem conduzir negociações e parcelamento de dívidas.

Sobre a Paranaguá Saneamento – Por meio de concessão plena com validade de 48 anos, a Paranaguá Saneamento assumiu o gerenciamento e a operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade de Paranaguá em 2001. A empresa atende a 155 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.