conecte-se conosco

Cultura

Paranaguá recebe espetáculo infantil da dupla Palavra Cantada

“As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água” será em 8 de outubro

Publicado

em

No dia 8 de outubro, às 18h, o público de Paranaguá e região poderá assistir o Grupo Giramundo de teatro de bonecos encenando o musical lúdico, divertido e educativo com canções da Palavra Cantada, que traz ao palco os já conhecidos Pauleco e Sandreca (inspirados na dupla formada por Paulo Tatit e Sandra Peres) e mais 12 outros personagens.

O espetáculo apresenta uma história que fala sobre a importância da água para a vida nas florestas, rios e oceanos, e as ameaças ao meio ambiente, como o aquecimento global.  

“As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água” é um musical infantil somente com bonecos em cena, de vários tipos e tamanhos. Encenada pelo Grupo Giramundo, a criação tem músicas da Palavra Cantada e bonecos criados e confeccionados por Beatriz Apocalypse, que assina a direção artística junto com Sandra Peres. 

Em 2020, pouco antes do início da pandemia, o público pôde conhecer em São Paulo uma nova criação artística lançada pela Palavra Cantada, que ultrapassou os limites de apresentação da dupla e ganhou a forma de um musical independente. Nele, os bonecos Pauleco e Sandreca, tão presentes nos clipes de animação da Palavra Cantada, são os protagonistas da aventura.  

No roteiro de autoria de Fernando Salém, os protagonistas Pauleco (inspirado em Paulo Tatit) e Sandreca (inspirada em Sandra Peres) estão sempre em busca do seu amigo Pingo (voz original de Fabio Brazza), e encontram outros companheiros como Maré (voz original de Fafá de Belém), Rejeito, Chica, Ralo, Trompet, Irmãos Xingú, a pinguim Greta e muito mais. O espetáculo tem músicas compostas pela Palavra Cantada – Sandra, Paulo e parceiros, além de Fabio Brazza, que compôs a canção do personagem Pingo.

Cenário 

O cenário é composto por vídeos, animações e objetos que também interagem com os bonecos, controlados por seis marionetistas. Ao todo, serão 11 canções que embalam as aventuras de Pauleco, Sandreca e sua trupe de amigos. Todas foram arranjadas, orquestradas e regidas por Ruriá Duprat para orquestra sinfônica.

Os bonecos foram criados especialmente por Beatriz Apocalypse, do Grupo Giramundo, a partir de resíduos e materiais de descarte. Outra surpresa fica por conta da utilização da água como instrumento de percussão.

Para Sandra Peres, responsável pela direção geral do espetáculo, a retomada da apresentação do musical é emocionante para todo o grupo. “Ele marca um momento importante da trajetória da Palavra Cantada. Há alguns anos criamos os personagens Pauleco e Sandreca, conhecidos por meio dos clipes no YouTube. Agora, com o musical, eles ganham personalidades, ganham vida. É um universo de possibilidades que se abre para além dos nossos shows, que continuaremos a fazer”, frisou Sandra.

Direção geral

Segundo a diretora geral do espetáculo, com esses personagens nos palcos, no cinema de animação e em outras formas de expressão artística, é possível levar a um público muito maior as músicas. “Sobre o musical, é a realização de um antigo desejo. Eu e o Paulo tínhamos uma coleção de músicas em torno do tema água e ao mesmo tempo queríamos dar vida aos personagens. O extraordinário talento criativo e sensibilidade do Giramundo deram um relevo especial a esse desejo”, destacou Sandra.

Para Beatriz Apocalypse, do Grupo Giramundo, esse espetáculo se associa a uma data importante. “Para mim, o musical faz parte das comemorações dos 50 anos do Giramundo, que foram interrompidas por dois anos. É um espetáculo de bonecos criados com objetos descartáveis, brinquedos, eletrônicos, roupas, madeiras, visando uma maior conscientização de todos. Tudo pode ser imaginado, sonhado e transformado. Que venham mais 50 anos do Giramundo, mutante como a Água e encantador como a Palavra Cantada”, disse Beatriz.

Ingressos 

Os ingressos são vendidos pela plataforma Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/as-aventuras-de-pauleco-e-sandreca-no-planeta-agua__1713472. Crianças de até 2 anos, de colo, acompanhadas dos pais ou de um dos progenitores, não pagam. Os ingressos não possuem lugar marcado, a ocupação do teatro será por ordem de chegada. O musical tem o patrocínio da SulAmérica e Iguá Saneamento. 

Palavra Cantada

Música, brincadeira e educação andam juntas desde 1994, quando a Palavra Cantada foi fundada pelos músicos Sandra Peres (composição, piano, teclados e voz) e Paulo Tatit (composição, baixo, violão, guitarra e voz). A ideia é criar melodias, letras e arranjos originais, sempre de olho numa poética que respeite a inteligência e a sensibilidade das crianças. Qualidade e sucesso seguem o mesmo compasso. Desde a sua criação, a Palavra Cantada é premiada e elogiada pela crítica, graças a esse trabalho cuidadoso.

Seis álbuns da dupla foram premiados. O Prêmio da Música Brasileira (antes conhecido como Prêmio Sharp, Prêmio TIM e Prêmio CARAS) foi recebido seis vezes. Ao todo, são 16 CDs, 10 DVDs e 7 livros lançados, sempre com a preocupação de valorizar a cultura, os ritmos e os instrumentos brasileiros. Outro destaque é a relação íntima e acolhedora que a dupla constrói com as crianças e suas famílias: os shows já foram assistidos por mais de 1,5 milhão de pessoas e o canal no YouTube tem 1,4 milhão de inscritos e 1 milhão de visualizações diárias. 

Grupo Giramundo

O Grupo Giramundo foi criado em 1970, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, tendo produzido 36 montagens de espetáculos desde então.

Atualmente, o Giramundo foca em um núcleo multimídia, experimentador do boneco em múltiplos aspectos e do movimento como matérias de pesquisa, onde convivem bonecos reais e imagens digitais. Suas experiências mais marcantes são: Pinocchio, Hoje é Dia de Maria, Miniteatro Ecológico, Vinte Mil Léguas Submarinas, Teatro Móvel, Mitologia Fantástico, Metas do Milênio Futura, Dango Balango, Segue o Beco, Teatro do Mundo, Manual do Marionetista, Giramundo Reconta, entre outros.

Com informações Da Assessoria

Em alta

plugins premium WordPress