conecte-se conosco

Infraestrutura

Governador dá início a nova etapa de construção da Ponte Guaratuba-Matinhos

Nova Licença de Instalação foi emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT)

Publicado

em

Foto: Jonathan Campos/AEN

A construção da Ponte Guaratuba-Matinhos avançou mais um passo na manhã de terça-feira, 30. Com a Licença de Instalação emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT) e uma nova ordem de serviço, a primeira estrutura foi colocada no mar. O momento histórico foi acompanhado pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior, e demais autoridades. Já havia um canteiro de obras em Guaratuba preparado há cerca de quatro meses.

A obra representa um investimento de R$ 386,9 milhões do Governo do Estado por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL). Com a Licença de Instalação em mãos, o Consórcio Nova Ponte, vencedor do processo licitatório, tem agora um prazo de 24 meses para a conclusão da estrutura.

O governador agradeceu a todos que estiveram empenhados em tirar a obra do papel e destacou que a licença autorizou o início das obras no mar. “Esse é mais um dia histórico para Guaratuba e todo o litoral do Paraná com o início das obras na parte marítima da ponte, agora também com todo o canteiro que foi instalado nos últimos quatro meses. Essa é uma vitória dos técnicos do IAT e do DER-PR que trabalharam pela viabilização e segurança jurídica do projeto, mas acima de tudo uma vitória da população do Paraná que entendeu a necessidade dessa obra e acreditou que era possível mesmo com todos os embates que tivemos”, afirmou Ratinho Júnior.

 Investimento é de quase 400 milhões de reais
Foto: Alessandro Vieira/Casa Civil

O governador também pontuou os benefícios na geração de emprego. “Uma obra dessa são 600 trabalhadores, segundo o Caged, o Paraná foi o que mais gerou empregos nos três primeiros meses deste ano. É a demonstração de que um bom planejamento, um governo organizado, com as finanças em dia, e com um time focado em remar no mesmo horizonte a gente consegue realizar sonhos que antes eram impensáveis de tirar do papel”, declarou Ratinho Júnior.

Obras no mar

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, informou que foram iniciadas as obras offshore, aquelas que são realizadas no mar. “Com a licença ambiental emitida, estamos recebendo o licenciamento por parte do IAT, aqui agradecer a todos os técnicos, foram meses e meses de trabalho entre o DER e o IAT para que se consolidasse o licenciamento de instalação. Nós já tínhamos o licenciamento do canteiro, tanto que as peças estão sendo fabricadas há alguns meses. E, por isso, hoje, com o licenciamento final, nós estamos com o posicionamento já no mar”, destacou Sandro Alex.

Com o início desta etapa da obra, o secretário afirmou que está mantido o cronograma de entrega da estrutura em dois anos. “É uma obra de quase 400 milhões de reais, são 1.244 metros e três quilômetros de obra. Nós faremos o acompanhamento diário desta obra e estaremos aqui todos os dias acompanhando a aplicação deste dinheiro da população paranaense. Este é um momento para nós simbólico de que essa ponte será entregue. O diálogo e toda a construção para que chegasse a esse ponto foi feita através de estudos, inclusive com comunidades tradicionais, com programa ambiental que será realizado, investimento que será feito inclusive no meio ambiente. Nós respeitamos todas as etapas”, frisou Sandro Alex.

Ele também lembrou de outras obras em execução no litoral, como a Ponte dos Valadares, em Paranaguá. “O Estado fez um convênio com Paranaguá para a execução da Ponte do Valadares, nós esperamos entregar nos próximos meses uma ponte que faz a ligação com uma ilha que é maior que muitas cidades paranaenses. Temos outras obras aqui no litoral que o DER vai tocar, que é a duplicação em Garuva, em Praia de Leste, nós temos hoje o monitoramento da Estrada da Graciosa, estamos chegando lá em Antonina com novo acesso em concreto, em Morretes com a Estrada da América, a Ponte de Cima, ou seja, nós estamos presentes em praticamente todos os municípios”, salientou Sandro Alex.

O último desafio, segundo ele, é a pavimentação de Guaraqueçaba, a qual o DER vai divulgar, nos próximos dias, um edital que prevê o estudo ambiental junto com o anteprojeto.

A obra representa um investimento de R$ 386,9 milhões do Governo do Estado
Foto: Jonathan Campos/AEN

 

IAT

O diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everson Souza, esclareceu alguns pontos relativos à emissão das licenças ambientais. “Foi uma análise feita por uma equipe multidisciplinar do IAT, onde todos os aspectos foram considerados. Quando se tem uma obra com porte dessa envergadura temos que respeitar o meio ambiente, os efeitos econômicos e sociais são claros em uma obra dessa, mas os cuidados com o meio ambiente também são necessários. É uma exigência da constituição e da população do Paraná. A qualidade da documentação técnica deu segurança para nossa equipe poder emitir essa licença de instalação que certamente vai se traduzir em uma obra de benefícios a todos os paranaenses”, declarou Everson.

DER

Para o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti, essa nota etapa das obras da Ponte de Guaratuba é um marco histórico para os paranaenses.

“Daqui 24 meses nós vamos voltar aqui para entregar essa ponte finalmente concluída. Nós escutamos todas as comunidades. Nós respeitamos exatamente tudo aquilo que o órgão licenciador nos determinou, aquilo que o Ministério Público do Estado nos determinou, nós fizemos um trabalho em conjunto a quatro mãos, DER, IAT e também o Ministério Público do Estado, então nós temos a certeza que deste momento a obra não para mais”, considerou Furiatti.

Segundo ele, a primeira estaca colocada no mar nesta terça-feira, 30, é a primeira de muitas para a infraestrutura da ponte, o que significa mais contratação de mão-de-obra. “A partir de agora o aumento de funcionários vai ser muito maior, porque os trabalhos serão muito maiores e precisamos obviamente de mais trabalhadores”, finalizou Furiatti.

Em alta

plugins premium WordPress