conecte-se conosco

Cultura

MAE da UFPR realizou curso de extensão universitária gratuito em Curitiba

Iniciativa integrou programação nacional da 16.ª Primavera de Museus

Publicado

em

Foto: Divulgação/UFPR

Na segunda-feira, 19,  o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou um curso de extensão universitária gratuito que contou com a participação de estudantes e profissionais das áreas de Museologia, Produção Cultural, Design, Artes, História, Ciências Sociais e afins, bem como do público em geral. A iniciativa fez parte da  programação nacional da 16.ª Primavera de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), discutindo e apresentando metodologias colaborativas desenvolvidas no MAE nos últimos anos, denominado de “Curso de Ações Compartilhadas no Museu”. 

Segundo o MAE, foram feitas discussões e apresentações em torno de metodologias de experiências colaborativas. A ação ocorreu no Espaço MAE-UFPR do Prédio Histórico da UFPR, localizado na Praça Santos Andrade em Curitiba, contando com duração de oito horas dividida em dois blocos.  Durante a manhã houve uma roda de conversa sobre o projeto “Histórias de Faxinais”, que venceu a 8.ª edição do Prêmio de Educação do Instituto Ibero-americano de Museus. “Na sequência, ocorreu o lançamento oficial e a distribuição gratuita do volume 2 do livro impresso de contos do projeto, publicação desenvolvida com alunos faxinalenses do município de Pinhão, no interior paranaense”, completa.

Durante a tarde, uma segunda roda de conversa foi feita em torno da exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, que foi resultado da colaboração entre cinco comunidades do litoral do Paraná.”São elas: Pindoty – Terra Indígena (TI) Ilha da Cotinga, em Paranaguá; Kuaray Guata Porã (TI Cerco Grande, em Guaraqueçaba; Guaviraty e Karagua Poty (TI Sambaqui, em Pontal do Paraná); Kuaray Haxa (Morretes) e o MAE-UFPR”, explica. Participantes do curso receberam certificado ao fim da programação. 

Primavera de Museus: o que é? 

“Com objetivo de propiciar um espaço de reflexão sobre o potencial e os caminhos de ações realizadas em conjunto com comunidades diversas para acolher diferentes perspectivas e vozes nas instituições museais, o evento integra a programação nacional anual da Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que está em sua 16.ª edição”, informa a UFPR.

Segundo a universidade, neste ano, com a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, a Primavera dos Museus trouxe o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. O objetivo foi convidar “museus de todo o País a oferecerem a seus públicos eventos que reflitam a respeito da pluralidade de olhares sobre esse fato histórico a partir da diversidade cultural”, finaliza a assessoria da UFPR.

Com informações da UFPR

Em alta

plugins premium WordPress