conecte-se conosco

Cidadania

Fórum Eleitoral em Paranaguá estará aberto no próximo fim de semana

Município tem 107.468 eleitores aptos a votar em outubro, conforme dados divulgados na última semana

Publicado

em

Termina no dia 8 de maio o prazo para os cidadãos regularizarem o título eleitoral e estarem aptos a votar nas próximas eleições, que acontecem no dia 6 de outubro em todo o País para a escolha de prefeitos e vereadores. O Fórum Eleitoral de Paranaguá estendeu o horário de atendimento, que agora ocorre das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Além disso, no próximo fim de semana, nos dias 4 e 5 de maio, os cidadãos também poderão procurar os serviços.

No sábado, 4, o atendimento no Fórum Eleitoral de Paranaguá será das 9h às 17h e, no domingo, 5, das 9h às 13h. “Estamos atendendo em média 100 eleitores por dia, com tendência a aumentar conforme se aproxima o fim do prazo, em 8 de maio”, afirmou o chefe de cartório da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, Sérgio Kawka.

Até a última sexta-feira, 26, Paranaguá tinha 107.468 eleitores aptos a votar. “Nas últimas Eleições tivemos uma abstenção de 18,87% dos eleitores, o que equivale a 19.831 eleitores faltosos”, destacou Sérgio.

Após o dia 8 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado, em virtude da preparação da logística de votação do pleito. Até esta data, o eleitorado pode tirar a primeira via (alistamento), transferir ou regularizar o Título de Eleitor, se quiser votar nas Eleições Municipais de 2024. 

Biometria

Desde o dia 8 de abril, os serviços on-line estão suspensos para eleitoras e eleitores sem biometria. Desta forma, para essas pessoas o atendimento ocorre exclusivamente de forma presencial. Quem está com as digitais e foto cadastradas pode utilizar o Autoatendimento Eleitoral até o fechamento do cadastro.

Serviços

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) descreveu os principais serviços disponíveis. Entre eles, o alistamento (primeiro Título), que compreende os atos de qualificação e inscrição do eleitor, o que permite que a pessoa adquira seus direitos políticos e possa votar na eleição. 

O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para: maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos; e, analfabetos. O jovem com 15 anos, que completar 16 anos até a data da eleição, ou seja, 6 de outubro, pode se alistar e votar.

Já a transferência de domicílio eleitoral é a operação que atualiza o endereço da pessoa que mudou de cidade, Estado ou País, para que possa continuar a exercer o direito do voto na cidade que reside.

Também é permitido aos eleitores alterar os dados cadastrais, a chamada revisão dos dados. É o serviço em que o eleitor solicita a alteração de, por exemplo, nome, endereço ou local de votação, sem mudar o município.

Atendimento

O atendimento presencial e o on-line exige a apresentação de documentos pessoais como: documento oficial de identidade com foto (frente e verso); comprovante de residência emitido há no mínimo três meses e no máximo 12 meses; e comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (caso haja). No caso dos homens nascidos em 2005, também é preciso apresentar comprovante de quitação do serviço militar.

Com informações do TRE-PR

Em alta

plugins premium WordPress