conecte-se conosco

Cultura

CEU das Artes recebe espetáculo inspirado na obra de Clarice Lispector

“Clarice matou os peixes” será apresentado em dois horários

Publicado

em

Foto: Divulgação/Cia do Abração

Na quarta-feira, 1.º de novembro, o CEU das Artes, localizado no bairro Jardim Iguaçu, receberá o espetáculo “Clarice matou os peixes”, inspirado na obra de Clarice Lispector, uma das maiores escritoras do Brasil. O espetáculo é voltado para crianças de todas as idades.

Serão duas apresentações, às 9h30 e às 14h, gratuitas e abertas a toda população. A ação é uma parceria entre o Sesi Cultura e a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur).

CEU das Artes está localizado no bairro Jardim Iguaçu
Foto: Prefeitura de Paranaguá

Sobre o espetáculo

De acordo com a equipe do Sesi, o desafio de levar à cena a dramaticidade e sensibilidades aliadas ao universo infantil proporciona ao público um espetáculo poético e único. Céu Vermelho Produções Artísticas é a responsável pela criação estética do espetáculo como cenografia e iluminação, além do trabalho de ator/criador e edição de vídeo.

Este espetáculo, na sua estreia, foi vencedor do Prêmio Governador do Estado do Paraná – 2011 na categoria de: Melhor Espetáculo. Foi remontado em 2020, ano em que se comemora o centenário do nascimento de Clarice Lispector. A escritora nasceu no dia 10 de dezembro de 1920, em Tchetchelnik, uma aldeia da Ucrânia, então pertencente à Rússia. 

Por estar prevendo sua circulação em 2020/2021, para comemorar o aniversário de 100 anos da escritora, o grupo investiu em nova montagem nos meses de fevereiro e março de 2020, antes da decretação do isolamento social. 

No palco, os personagens Clarão, Clarito e Esclarecida, três divertidos “clowns”, relacionam entre si quem seria o culpado pela morte de dois inocentes peixinhos. Na trajetória da trama, para defenderem-se da acusação, recontam a ligação afetiva que cada personagem teve com os seus animais de estimação. A peça ‘‘Clarice Matou os Peixes’’ levanta a questão da relação com os bichos de estimação e o grande tabu entre os espetáculos direcionados a crianças: a perda e a morte.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá e Paraná Cultura.

plugins premium WordPress