conecte-se conosco

Coronavírus

Cislipa solicita recursos estaduais nos moldes da Operação Verão para enfrentar a doença

Reforços serão aplicados na complementação de pessoal e aquisição de insumos e equipamentos (Foto: Arquivo)

Publicado

em

No sábado, 21, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa) e prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, participou de uma reunião com os demais prefeitos dos municípios do litoral e com representantes da 1.ª Regional de Saúde. Na pauta, alguns pedidos foram feitos para o Governo do Estado para que sejam disponibilizados recursos financeiros para o enfrentamento ao Coronavírus aos moldes do aplicado durante a Operação Verão.

O Cislipa enviou um documento ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, no qual solicita tais recursos em caráter de urgência, para complementação de pessoal e aquisição de insumos e equipamentos. O Cislipa considera a população flutuante no litoral do Paraná; a dificuldade encontrada pelos municípios da região devido ao afastamento dos profissionais de saúde que compõem os quadros funcionais por estarem enquadrados nos grupos de risco; e a dificuldade dos municípios por não disporem de recursos financeiros para reposição de pessoal e aquisição de insumos de modo que possam atender além da população local.

“O principal de tudo é o aporte financeiro que os municípios do litoral vão precisar em um momento tão difícil como este. Terminamos agora a Operação Verão com uma ajuda muito grande do Governo do Estado. A gente espera que isso possa acontecer também no Cislipa, que o governo possa aportar verbas para os municípios, com a contratação de mais profissionais e mais insumos. Esperamos que a 1.ª Regional leve essa mensagem”, afirmou Marcelo Roque.

O encontro também possibilitou que os gestores municipais alinhassem as medidas de prevenção. “A reunião foi muito positiva com o objetivo de setorizar e sincronizar a área da saúde. As medidas estão sendo tomadas, cada prefeito tomando as atitudes para o seu município, mas a parte de saúde não tínhamos tido ainda uma reunião com a regional de saúde”, observou Marcelo.“Nós precisamos saber o protocolo de atendimento com relação à pandemia. O município tem feito a sua parte, nas unidades de saúde, na Serraria do Rocha, até para que não se tenha um atendimento muito grande no Hospital Regional”, completou Marcelo.

Ele ainda lembrou que muitos moradores em outras cidades se dirigiram às praias do Paraná nos últimos dias e que Paranaguá também tem alto fluxo de pessoas em função do porto. “Temos o Porto de Paranaguá, assim como Antonina tem seu porto, há caminhões entrando, tripulantes dos navios. O porto e a Anvisa estão fazendo seu trabalho. A única solução pelo mundo é fechar o comércio, as barreiras. Os prefeitos do litoral têm basicamente o mesmo pensamento, o número de casos suspeitos estão aumentando e as atitudes têm que ser tomadas para que não tenhamos um transtorno”, disse o presidente do Cislipa.

O que diz a SESA

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirma que a solicitação dos prefeitos será aceita. “Visto tratar-se de saldos de recursos financeiros já transferidos aos municípios, a resolução que trata da Operação Verão já previa que eventual saldo para ser utilizado era dependente de um novo plano de trabalho, o que está sendo providenciado. No sábado, os prefeitos apresentaram a proposta de um plano de trabalho, que já foi aprovado pelo conselho do Cislipa”, informou a secretaria.

Em alta

plugins premium WordPress