conecte-se conosco

Editorias

Hemepar Paranaguá está com estoque de sangue para apenas um dia e precisa de doadores

Agendamento da doação pode ser feito pelo telefone

Publicado

em

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) necessita, urgentemente, de doadores de sangue. Segundo o Hemepar, a UCT de Paranaguá conta com estoque de sangue para apenas um dia, sendo que o espaço foi adequado ao período de pandemia do novo Coronavírus e está realizando o agendamento de horários para doação, bem como distanciamento social, limpeza e foco na higiene pessoal, como forma de prevenção à Covid-19. 

Estamos solicitando aos doadores que compareçam às unidades, ligando antecipadamente e agendando horários, para não haver aglomeração, estamos orientando aos doadores que utilizem o álcool em gel na chegada, distanciamos as cadeiras e poltronas, estamos mantendo as janelas abertas para a circulação de ar”, afirma o chefe da UCT do Hemepar de Paranaguá, Ricardo José Nascimento Moura. “A orientação é ficar em casa, se for sair que seja apenas para doar sangue em horário previamente marcado”, complementa. Os telefones para agendamento de doação são: (41) 3420-6661 e (41) 3420-6662.

Segundo Moura, podem doar sangue quem não apresentar os seguintes sintomas: rinite, dor de garganta, coriza, congestionamento nasal, dor de cabeça, estado febril e tosse, “pois podem ser indicativos de Covid19 e temos que cuidar dos doadores e da equipe, então não venha doar sangue com estes sintomas”, completa. “O doador deve estar bem de saúde, ter um documento oficial com foto, ter mais que 51 kg, e estar alimentado e hidratado. As demais condições serão avaliadas por entrevista”, completa.

“Neste momento, cada unidade está com horários diferenciados, pois alguns servidores estão nos grupos mais suscetíveis (pessoas com mais de 60 anos, com doenças crônicas, lactentes e gestantes). Com isso, houve uma alteração significativa nos horários, por isso é importante que liguem previamente para a UCT para o agendamento”, finaliza o chefe da UCT de Paranaguá, Ricardo Moura.