Connect with us

Coronavírus

Casos suspeitos: Unidade da Serraria do Rocha atende 30 pacientes ao dia

Em caso de suspeita de Covid-19, paciente deve ir até unidade mais próxima, onde médico avaliará quadro e encaminhará ou não para unidade da Serraria do Rocha

Publicado

em

Local concentra atendimento a situações de suspeita da doença

Desde março, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), destinou a unidade de saúde Domingo Lopes do Rosário, na Serraria do Rocha, para atendimento a pacientes com suspeita do novo Coronavírus em Paranaguá durante a pandemia. De acordo com o município, o local é a unidade de referência para pacientes com suspeita da Covid-19, realizando acolhimento de cidadãos que apresentem sintomas como falta de ar, tosse e febre alta, realizando ou não a confirmação de diagnóstico da enfermidade global. 

“O espaço foi preparado para que as pessoas com suspeita da doença tenham um local direcionado a elas. Hoje estamos reformando um ambiente no Centro de Diagnóstico João Paulo II com 10 leitos de enfermaria com possibilidade de ampliação para 30 leitos. Após estar pronto, a unidade da Serraria do Rocha voltará a atender como unidade básica e os pacientes com suspeita ou confirmados de Coronavírus terão um hospital de campanha para esse atendimento”, informa a secretária municipal de Saúde, Ligia Regina de Campos Cordeiro.

Segundo a Semsa, além de contar com máquina para exame de Raios-X, o ambiente foi preparado com sala de espera e consultório isolados para o atendimento de pacientes suspeitos de Covid-19. “A unidade conta com equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, tubo de oxigênio e quatro consultórios médicos. O local está, neste momento, atendendo apenas os casos suspeitos de Coronavírus. Os demais serviços foram deslocados para outras unidades como a no Jardim Araçá, Vila Guarani e Leblon. Atende em regime de 24 horas diárias, inclusive aos fins de semana”, informa. 

De acordo com a prefeitura, o movimento diário de pacientes com suspeita da Covid-19 varia. “O fluxo é muito relativo podendo chegar a 30 pessoas em um mesmo dia quando há maior movimento”, complementa.

Atendimento 

Há um protocolo para atendimento aos cidadãos com suspeita da doença na unidade da Serraria do Rocha. “Antes de entrar na unidade, os pacientes são orientados a usar o álcool em gel para higienização das mãos e pulsos, recebem máscara, passam pela triagem e são encaminhados para uma sala de espera isolada. Após, passam por outra triagem”, explica a Semsa.

Onde devo ir se estiver com suspeita do Coronavírus?

A Secretaria de Saúde explicou como o cidadão deve agir caso tenha a suspeita de estar com quadro da Covid-19. “Durante o dia, antes de se dirigir à unidade na Serraria do Rocha, a pessoa deve procurar a sua unidade básica de referência. Lá o profissional médico fará uma avaliação do quadro e, se necessário, encaminhará o paciente com veículo da Secretaria Municipal de Saúde para a Unidade Domingos Lopes do Rosário. No período noturno ou nos fins de semana, a pessoa com sintomas como falta de ar, tosse e febre alta podem se dirigir diretamente à unidade de referência na Serraria do Rocha”, explica o município.