conecte-se conosco

Litoral

Profissionais relatam socorro às vítimas de tragédia em Pontal do Paraná

Eles fazem parte das equipes que atenderam ao chamado na última sexta-feira, 22

Publicado

em

A técnica de enfermagem socorrista do Samu Litoral (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Letícia Soares, atua em Pontal do Paraná e, assim como seus colegas de trabalho, foi surpreendida no início da noite de sexta-feira, 22, pela ocorrência de grandes proporções no município. Parte da estrutura no supermercado no balneário de Canoas, onde ficava localizada a padaria, desabou e deixou 12 pessoas feridas e três faleceram no local.

A socorrista Letícia estava na primeira ambulância do Samu que chegou ao local da tragédia. “No final do nosso plantão, às 18h50, a equipe Bravo III foi acionada devido ao desabamento do supermercado em Pontal do Paraná. Fomos a primeira equipe a chegar junto com o Corpo de Bombeiros”, contou Letícia.

Ao adentrar no supermercado, ela definiu o local da ocorrência como caótico. “O local estava realmente caótico, difícil, triste, com diversas vítimas chamando por socorro e ajuda. Rapidamente, nós fizemos a triagem, a situação de risco, analisamos alguns pacientes e fizemos os nossos protocolos. Encaminhamos, com rapidez, os pacientes para o Pronto Atendimento”, disse Letícia.

Para ela, a ocorrência foi um grande aprendizado para as equipes, que não mediram esforços para salvar as vítimas. “Foi um grande aprendizado para todos, não foi uma ocorrência fácil. A gente vem para o plantão não sabendo o que vai encontrar pela frente. Desejamos uma boa recuperação a todos os feridos e condolências às famílias das vítimas fatais”, concluiu Letícia.

Samu Litoral empenhou sete ambulâncias para atender a ocorrência

O rádio operador do Samu Litoral, Bruno Voi, saiu de suas funções habituais para ajudar em campo em uma ambulância reserva que também precisou ser deslocada até o local.

“Cheguei para o meu plantão, logo já vi a movimentação dos colegas se preparando para a ocorrência. Questionei a médica de plantão se eu poderia ir junto para dar apoio e me desloquei junto à equipe com uma ambulância reserva”, explicou Bruno.

De acordo com ele, a cena observada ao chegar pode ser descrita como a de um filme de guerra. “Chegamos ao local, atendemos várias vítimas. Após a calmaria, ficamos na esperança de encontrar mais pessoas com vida. Parecia uma cena de filme de guerra, ao entrar próximo dos caixas, onde abrimos acesso para a passagem de macas para os Bombeiros tirarem as vítimas, parecia filme”, finalizou Bruno.

Para atender a ocorrência, o Samu Litoral empenhou sete ambulâncias no total com mais de 20 socorristas atuando no socorro das vítimas.

Em alta

plugins premium WordPress