conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Hospital Regional do Litoral atendeu mais de 9 mil pessoas na temporada de verão

Número representa aumento de 25% em comparação à temporada do ano passado

Publicado

em

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Na segunda-feira, 6, o Governo do Estado, divulgou balanço final da operação Verão Maior Paraná realizada na temporada de verão 2022-2023, por meio de apresentação conduzida pelo governador em exercício Darci Piana e pelo secretário de Estado do Esporte, Hélio Wirbiski, coordenador da operação estadual. Entre diversos temas, um deles foi a abordagem no atendimento à saúde pública no litoral, com a vinda de milhares e turistas, algo centralizado principalmente no Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, que atendeu mais de 9 mil pessoas ao longo de dois meses de temporada. 

“Mais de nove mil pessoas receberam atendimentos no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, durante o Verão Maior Paraná. O número representa um aumento de 25% no número de pacientes em relação ao mesmo período do ano passado. Somente nas consultas ambulatoriais na unidade hospitalar, houve registro de 2.281 pacientes, um incremento de 39% se comparado à temporada anterior”, detalha a Agência Estadual de Notícias (AEN). 

Segundo  o governo estadual, no pronto socorro do HRL houve aumento de 2,9 mil para 4,8 mil no número de pessoas socorridas durante o Verão Maior. “Já os internamentos passaram de 1.708 foi para 1.941 no período, um acréscimo de 13%”, completa.

No pronto socorro do HRL houve aumento de 2,9 mil para 4,8 mil no número de pessoas socorridas durante a Verão Maior em comparação à última temporada (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Pronto Atendimento nos municípios e Ilha do Mel e atuação do BPMOA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) detectou aumento de demanda no atendimento à saúde também em outros municípios litorâneos, principalmente os que atraíram um maior número de turistas. “Em Pontal do Paraná, 20 mil pessoas compareceram no Pronto Atendimento, seguido por Matinhos (19,5 mil atendimentos), Guaratuba (18,3 mil), Morretes (4,5 mil), Ilha do Mel – Paranaguá (2,2 mil), Antonina (1,4 mil) e Guaraqueçaba (406), totalizando 66,3 mil atendimentos durante o Verão Maior”, detalha.

“O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também auxiliou as ações da saúde, realizando o transporte de aeronave de 291 pacientes que necessitavam de atendimento médico. Paralelamente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro a 4,2 mil pessoas”, informa a AEN.

Secretário de Saúde faz balanço positivo

Segundo o secretário de Estado da Saúde, César Augusto Neves, os atendimentos na área de saúde durante a operação aconteceram sem maiores problemas no litoral do Paraná, mesmo durante picos de demanda de alta temporada, algo possível graças ao aporte adicional de recursos do Estado aos municípios da região. “Neste, que é o primeiro verão pós-pandêmico, o Estado realizou um aporte extra de R$ 9,1 milhões em recursos para a saúde, sendo grande parte repassado diretamente aos municípios, além de R$ 1,5 milhão em suporte medicamentoso para que as prefeituras se sentissem seguras no atendimento à população”, completa. 

“Também ampliamos o nosso efetivo na costa Noroeste e as ações de vigilância em saúde, principalmente na região Norte, que em anos anteriores sofreu muito em função de surtos de dengue e chikungunya”, finaliza César Neves.

Com informações da AEN

Em alta

plugins premium WordPress