conecte-se conosco

Utilidade Pública

Governo do Rio Grande do Sul desmente “fake news” que prejudicam doações e ajuda humanitária

Não está sendo exigida nota fiscal de doações e veículos de apoio a salvamentos não estão sendo multados

Publicado

em

Na tarde da terça-feira, 7, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, estado que enfrenta a sua maior catástrofe natural e crise humanitária, com dezenas de mortos, cerca de 111 desaparecidos e centenas de milhares de afetados pelas chuvas que atingiram o sul do Brasil, emitiu comunicado desmentindo diversas “fake news” propagadas pelas redes sociais em torno de doações e ajuda humanitária à população gaúcha. De acordo com a nota, o Governo do Estado reforça que não está impondo obstáculos para ajuda aos moradores e pede solidariedade de toda a população brasileira.

“Não propague fake news! O governo do Estado não está impondo obstáculos para a necessária ajuda humanitária no RS. Consulte informações oficiais nas nossas redes sociais e no site http://sosenchentes.rs.gov.br“, informa a nota. “Seja solidário, espalhe verdades”, completa.

Segundo o comunicado, o governo estadual reforça que não está sendo exigida nota fiscal de doações. “Não estão sendo multados os veículos de apoio a salvamentos. Não é obrigatória licença para pilotar barcos e jet skis em operações de salvamento. O dinheiro doado pelo PIX oficial não vai para o caixa do governo”, reforça a nota.

Números da tragédia

“Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a população afetada e garantir a segurança das pessoas”, informa a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Segundo último boletim divulgado às 9h da segunda-feira, 6, 83 óbitos foram confirmados devido às enchentes, com 111 pessoas, que atualmente estão desaparecidas. 345 municípios foram afetados com mais de 121 mil desalojados e 850 mil pessoas afetadas pelas chuvas, com cerca de 19 mil moradores em abrigos atualmente.

Com informações do Governo do Estado do RS

Em alta

plugins premium WordPress