O Programa na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil, completa 16 anos em 2022 e celebrou a data durante o “16.º Encontro Anual Na Mão Certa”, reunindo 450 pessoas, entre conselheiros, empresas participantes do Programa, empresas convidadas, caminhoneiros, caminhoneiras, representantes de instituições públicas e organizações do terceiro setor.
O evento, que voltou a ser presencial depois de três anos, foi realizado em novembro, no Teatro Sesi, em São Paulo/SP. Pela primeira vez, o “Encontro Anual” contou com a presença da Rainha Silvia da Suécia, fundadora da World Childhood Foundation, que esteve no País para acompanhar a implementação da Lei da Escuta Protegida e conhecer iniciativas em prol da proteção de crianças e adolescentes.
Ela destacou a capacidade da iniciativa de estabelecer e manter parcerias com empresas, governos e entidades da sociedade civil em todo o Brasil. “O Programa Na Mão Certa é precursor em conectar o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes como um valor ao negócio das empresas. Em 16 anos de atuação, o Programa envolveu empresas de transporte de cargas e logística para alcançar caminhoneiros e transformá-los em agentes de proteção de crianças e adolescentes”, considerou.
Reconhecimento
Desde maio de 2021, a Cattalini Terminais Marítimos é signatária do Pacto Empresarial contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, incentivado pela Childhood Brasil, por meio do Programa Na Mão Certa. Durante o “16.º Encontro Anual Na Mão Certa”, a empresa recebeu o reconhecimento pelo seu engajamento à causa.
“O reconhecimento da Cattalini como empresa comprometida com a proteção de crianças e adolescentes contra exploração sexual é da maior importância pela presença e atuação na região portuária da Paranaguá, uma das áreas de maior vulnerabilidade para crianças e adolescentes, principalmente, para a exploração sexual. O Programa Na Mão Certa vem ampliando a atuação por meio do setor privado, promovendo a mobilização do poder público municipal e a sociedade civil organizada. A Cattalini é um parceiro fundamental para nossos avanços em Paranaguá em 2023”, destacou Eva Dengler, gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil.
Para Angela Bahry, coordenadora de ASG da Cattalini, o reconhecimento representa o fortalecimento da parceria com Childhood. “Ele chancela o propósito de estarmos cada dia mais alinhados com as premissas do programa. Acreditamos que podemos engajar mais empresas nesta causa tão nobre, que é a defesa das crianças e adolescentes nas estradas brasileiras, mitigando riscos de violência”.
Segundo ela, a empresa possui um programa em evolução com um diálogo aberto e constante com as diversas áreas, tratando do tema em suas diretrizes de ASG. “Estamos iniciando um processo para mapeamento de possíveis riscos em nossa cadeia de valor e trabalhando na articulação das empresas portuárias a se engajarem na causa”, completou.
Ações
Na Cattalini, as ações de prevenção e conscientização são desenvolvidas junto às transportadoras, fornecedores, clientes e envolverão diretamente os motoristas que utilizam o pátio de caminhões da empresa.
“Contribuímos através da divulgação do programa e do trabalho na conscientização dos motoristas que operam no terminal, com campanhas online via e-mail, banners, panfletagem, aplicativo e ações durante o Dia do Caminhoneiro. Nosso propósito é buscar a melhor forma de multiplicar essas informações interna e externamente”, declarou o assistente de logística, Caius Viniccius da Silva, multiplicador do Programa Na Mão Certa, na Cattalini.
Em 15 anos de atuação do Programa Na Mão Certa, mais de um milhão de caminhoneiros, representando cerca de 50% dos profissionais do Brasil, foram sensibilizados por meio das empresas participantes, como a Cattalini Terminais, para atuarem como agentes de proteção e de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Diariamente, em média, 400 caminhões operam suas cargas no terminal portuário.
“Esse reconhecimento da Childhood Brasil representa a certeza de que estamos no caminho certo, realizando ações efetivas, contribuindo e cumprindo as premissas para acabar com um problema que ainda atinge as nossas estradas. Nosso objetivo é fortalecer as ações de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias e estradas do país”, avaliou o coordenador de balança, Roberto Picanço Caetano, também multiplicador do Programa Na Mão Certa, na Cattalini.
Da Assessoria da Cattalini