conecte-se conosco

Cidadania

Palestra sobre imigração é realizada na Secretaria de Assistência Social de Paranaguá

Evento faz parte da programação do Novembro Negro

Publicado

em

Nesse mês, uma série de eventos tem sido realizada em Paranaguá em alusão ao Novembro Negro, mês que tem o Dia da Consciência Negra, uma das datas mais importantes para a comunidade negra no Brasil. Na manhã de quinta-feira, 24, o tema levado para discussão por meio de uma palestra foi imigração, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social. As convidadas para falar sobre o assunto foram a professora Liliane Aguirre, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e a servidora da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ana Felicia.

O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Paranaguá, Gerson Luis Augusto, destacou a importância de trazer o tema para a cidade. “Paranaguá não pode fugir deste tema, temos que nos preparar para acolher quem chega a nossa cidade de forma harmônica na sociedade”, frisou Gerson.

O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Paranaguá, Gerson Luis Augusto, destacou a importância de trazer o tema para a cidade

A professora Liliane Aguirre trouxe um recorte das políticas públicas voltadas aos imigrantes na última década. “A demanda e os fluxos migratórios estão se diversificando e aqui para o movimento de igualdade racial, a gente tem que levar em conta todas as sobreposições de vulnerabilidades que eles enfrentam por haver uma desigualdade e um racismo estrutural”, observou Liliane.

Segundo ela, as políticas públicas são necessárias, neste caso, para receber e acolher essas pessoas com dignidade. “Não como um cidadão de segunda classe, mas com os mesmos direitos como um nacional, pois perante a lei não existe mais essa distinção”, acrescentou Liliane.

O evento também contou com a participação dos vereadores Wellington Frandji e Vandecy Dutra, e do representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), professor Alexandre Cesar.

Programação

Na sexta-feira, dia 25, será realizada a palestra “Combate ao Racismo nas Américas e o Tratado de Guatemala”, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Paranaguá, às 14h. Ainda na sexta-feira, será realizada a palestra “Representatividade da Mulher Negra na Política”, no plenário da Câmara Municipal de Paranaguá, às 14h30.

Toda a programação tem o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Semas, e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Paranaguá (Compir).

Em alta

plugins premium WordPress