conecte-se conosco

Editorial

A tecnologia e a educação

Em momento algum, a tecnologia deve ser entendida como um retrocesso ou empecilho para a aprendizagem.

Publicado

em

O avanço tecnológico é uma importante ferramenta no setor educacional, pois é capaz de favorecer as ações pedagógicas, bem como incrementar ações e implantar atividades mais interessantes, atrativas e que apresentarão um resultado mais efetivo no processo de ensino-aprendizagem.

Em momento algum, a tecnologia deve ser entendida como um retrocesso ou empecilho para a aprendizagem, o que evidencia que não se deve combater o seu uso nas salas de aula, mas usá-la como um elemento fomentador da busca de conhecimento, a partir de planejamentos e análise de estratégias diárias inseridas na prática pedagógica.

Hoje, é inevitável se pensar nos tentáculos tecnológicos e sua importância para a vida de todas as pessoas. A sociedade atual passa por um processo efetivo e gradual de informatização, o que pode ser verificado em todos os meios e, é claro, que a educação não pode ficar à margem desse avanço.

Na atualidade, há diferentes ferramentas tecnológicas à disposição de alunos e profissionais da educação com o propósito de facilitar a prática educativa e, consequentemente, favorecer a luz do conhecimento. Além disso, as secretarias e todos os aspectos burocráticos estão também sofrendo influência das novas tecnologias, ou seja, o avanço realmente vem atingindo todos os setores.

A novidade atual é que o Paraná disponibilizará para o ano letivo de 2020 a matrícula on-line, o que, sem sombra de dúvidas, poderá facilitar a vida dos pais, pois hoje é comum que responsáveis por alunos encontrem problemas e dificuldades para se deslocar até o estabelecimento de ensino e, muitas vezes, precisar enfrentar filas e horas de espera para poder simplesmente efetivar uma matrícula. A correria contemporânea também exige agilidade nos processos.

Com essa inovação nas matrículas, decreta-se o fim de imagens tão comuns de serem vistas há alguns anos, quando familiares chegavam a acampar por dias em frente de escolas para assegurar a vaga para uma criança e um adolescente, até mesmo barracas eram instaladas nas vias próximas aos maiores colégios dos municípios.

A matrícula on-line é mais um recurso que chega para ficar e veio com o propósito de beneficiar os cidadãos paranaenses, além de se caracterizar como mais um passo rumo ao desenvolvimento de todos os setores ligados à educação.

Continuar lendo
Publicidade

Em alta