conecte-se conosco

Cultura

Parnanguaras passam a integrar o Centro de Letras do Paraná

Cinco nomes foram indicados para representar a história e cultura da cidade

Publicado

em

Na noite de ontem, em Curitiba, cinco parnanguaras passaram a fazer parte do Centro de Letras do Paraná, em evento realizado em Curitiba na sede da instituição. A partir de agora, portanto, a cidade terá cinco representantes da literatura de Paranaguá, entre eles Abdul Assaf, Daysi de Freitas Barbosa Budant, Alexandre Santana, Osmar da Luz e Altair Feltz.

O advogado e membro da comissão da administração do Centro de Letras de Paranaguá, Ivan Lapolli, explicou que o último parnanguara residente na cidade que fez parte do Centro de Letras do Paraná, foi em 1980. “Foi o Dr. Aníbal, tivemos outros parnanguaras, mas não residentes na cidade”, contou.

A indicação dos cinco parnanguaras reflete, segundo Ivan, o momento que Paranaguá vive no âmbito da história e cultura. “Isso mostra o momento cultural que a cidade vive nos últimos seis meses, que culminou com a presença da Olga Maria e Castro na Fundação Municipal de Cultura. É um momento novo na cidade, com muito agito cultural, de muitas participações e presenças”, disse.

De acordo com ele, o Centro de Letras de Paranaguá não mede esforços para levar as riquezas da cidade para a capital. “É uma pista de mão dupla, eles convidam a gente para participar em Curitiba e nós os convidamos para participar em Paranaguá, para aumentar esse intercâmbio. Sendo assim, o Centro de Letras de Paranaguá é reconhecido e representado em todas as atividades culturais de Curitiba, o que é importante para difundir a nossa cultura”, frisou.

Ivan salientou, ainda, que o Centro de Letras no município se mantém sem recursos públicos, mas que mesmo assim consegue colocar em prática seus objetivos. “Temos um jornal cultural que talvez esteja hoje entre os maiores do Brasil na categoria”, lembrou.

Uma das parnanguaras agora integrantes oficiais do Centro de Letras do Paraná foi destacada pelo papel que tem para os escritores. “A cidade de Paranaguá fica muito contente em ter a poetisa Daysi de Freitas Barbosa Budant ingressando no Centro de Letras do Paraná, porque ela representa uma transmissão de gerações e o exemplo dela tem que ser mantido e a participação cultural dela na cidade é muito importante”, enfatizou Ivan.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress