conecte-se conosco

Cultura

Chiquinha Gonzaga é tema de concerto, hoje no Sesc

Audição faz parte da Semana da Consciência Negra

Publicado

em

Na terça-feira, 22, em comemoração do Dia do Músico, o Concerto Sesc Partituras será realizado em 14 cidades brasileiras. A unidade de Paranaguá está no roteiro nacional, por meio do programa de Música de Câmara para Flauta e Piano, Série Afrobrasilidades, em homenagem aos compositores eruditos afrodescendentes.

A programação conta com o Duo Flutuarte, de São Paulo, que fará o concerto a partir das 20h, na unidade do Sesc Paranaguá. A audição conta com obras de Chiquinha Gonzaga, tais como Tapui; Tupã; Só na flauta – tango choro; Só no choro; Caobimpará – mar azul – Patápio Silva: Evocação; Serenata D'Amore; Margarida; Primeiro amor; Zinha.

O Duo Flutuart é integrado pela flautista Paula Pascheto e pela pianista Júlia Tygel, e tem como predileção, investigar o repertório camerístico. O Duo Flutuart nasceu em 2014 com o intuito de apresentar ao público de diversas faixas etárias a riqueza e a diversidade do repertório da música de câmara. No decorrer da apresentação, que contará ainda com a participação do músico, baterista e percussionista Manoel Trindade, o duo abordará algumas fases da vida de Chiquinha Gonzaga, do feminismo ao abolicionismo.

CHIQUINHA GONZAGA

A compositora e maestrina carioca Chiquinha Gonzaga viveu entre 1847 e 1935, e se destaca na história da cultura brasileira e da luta pelas liberdades no País pelo seu pioneirismo. A coragem com que enfrentou a opressora sociedade patriarcal e criou uma profissão inédita para a mulher, causou escândalo em seu tempo. Atuando no rico ambiente musical do Rio de Janeiro do Segundo Reinado, ela não hesitou em incorporar ao seu piano toda a diversidade que encontrou, sem preconceitos. Assim, terminou por produzir uma obra fundamental para a formação da música brasileira.

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress