Com o tema “No coração da Igreja resplandece Maria” aconteceu no domingo a 2.ª Peregrinação Jovem ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Vários ônibus, vindos de diversas regiões do Estado, foram chegando a partir das primeiras horas do dia e uma alegria contagiante foi tomando conta de toda a Praça da Fé e do Santuário Estadual.
Dois bispos (dom Amilton, de Curitiba e dom Edmar, de Paranaguá) acompanhados de mais de dez padres, seminaristas, religiosas estavam presentes na Missa da Juventude, às 11h, com o santuário absolutamente lotado, acolhendo as mais diversas representações das expressões das juventudes de nosso Estado. Na missa, Dom Amilton ressaltou a importância do encontro. Encontrar-se, faz parte da dinâmica da vida e da caminhada de um povo. O encontro da juventude na casa da Mãe, tem também um caráter pedagógico porque com a mãe a gente sempre aprende novas coisas e de forma carinhosa. No coração da Igreja resplandece Maria.
Após o almoço, partilha sobre a Exortação Apostólica pós-sinodal "Christus vivit" do Papa Francisco, um documento publicado este ano, direcionado aos jovens do mundo inteiro. No texto o Papa explica que se deixou “inspirar pela riqueza das reflexões e diálogos do Sínodo dos jovens”, celebrado no Vaticano em outubro de 2018. A Exortação se conclui com “um desejo” do Papa Francisco: “Queridos jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido do que os lentos e medrosos. Correi atraídos por aquele rosto tão amado, que adoramos na sagrada Eucaristia… A Igreja precisa do vosso ímpeto, das vossas intuições, da vossa fé…E quando chegardes aonde nós ainda não chegamos, tende a paciência de esperar por nós”.
O dia terminou com uma adoração ao Santíssimo e Bênção. Mas ficou uma sensação de saudade e esperança. Saudade porque aquele espírito de animação e renovação poderia não terminar; e esperança porque aqueles jovens vão espalhar por todas as regiões do Paraná, um carinho que receberam na Casa da Mãe do Rocio.
Para nosso santuário é uma grande bênção encerrar as peregrinações do ano de 2019 assim. A juventude trouxe um ânimo que nos impulsiona para celebrar bem o Natal e entrar iluminados, fortalecidos e banhados de Fé, Esperança e Amor, em 2020.
Pe. Dirson Gonçalves, CSsR
Reitor do Santuário