Já estamos indo para o segundo ano de pandemia, situação essa que tem nos obrigado a enfrentar momentos tão difíceis de perda, dor e luto. Porém, apesar de tantos desafios, nossa esperança está em Cristo, que nos prometeu que estaria ao nosso lado em todos os momentos.
Para passarmos por esse período turbulento fortalecidos em nossa fé, o Santuário do Rocio preparou o tema da 208ª edição da Festa do Rocio, que acontece em novembro, sendo “Mãe do Rocio, envolvei-nos em vosso manto de amor e proteção”. Vamos compreender a relação da temática da celebração com o momento atual?
Temos cinco palavras de destaque: mãe, envolvei-nos, manto, amor e proteção. MÃE porque queremos fortalecer a ideia de que somos todos filhos e ela, Nossa Senhora, é nossa mãe do céu e, como mãe, sempre zela pelos seus. ENVOLVEI-NOS, pois, especialmente agora, precisamos desse acolhimento que sentimos diante de sua santa imagem. MANTO porque é uma forma de nos sentirmos acolhidos dentro de seu manto, próximo dela. AMOR e PROTEÇÃO, pois, todos estamos precisando de um carinho e conforto vindo do céu, porque os dias são maus.
O tema é muito afetuoso e tem o objetivo de nos fazer sentir o carinho de Nossa Senhora por nós e, também, de demonstrarmos esse afeto por ela, que é a nossa mãe. Além disso, ele é uma continuação da temática da festa do ano passado, que foi “Mãe do Rocio, intercedei por nós”, quando estávamos no pico da pandemia, sofrendo com muitas perdas e sem nenhuma perspectiva de cura.
Felizmente, neste ano, já temos ao nosso alcance tratamentos contra a Covid-19, como a vacinação que, inclusive, está bem avançada em nosso município. Porém, estamos em um mundo muito fragilizado, com consequências pós-pandemia como aumento de casos de depressão e ansiedade, falta de um sentido para a vida e etc. Por isso, o tema da festa deste ano representa a busca de um novo sentido, de um carinho do céu, pois as coisas aqui na terra estão muito desafiadoras.
Além disso, o cartaz da 208ª edição da Festa do Rocio também já foi concluído e, igualmente, tem um simbolismo precioso, que busca traduzir o tema em uma imagem. O destaque do cartaz é a imagem de Nossa Senhora revestida com o manto da festa do ano passado, que tinha rosas e rosas brancas, com as rosas brancas representando todas as vítimas de Covid-19 em 2020. Neste ano, utilizamos o manto anterior para resgatar essa história, que dá sequência a 2021.
Além disso, temos rosas aos pés de Nossa Senhora, que traduzem um encontro – ao mesmo tempo em que ela vem para nos envolver em seu manto, se dirigindo a nós, nós também nos direcionamos a ela levando flores. Ou seja, também precisamos dar um passo de fé e ir de encontro a ela para desfrutarmos de tudo aquilo que nossa mãe nos proporciona: amor, proteção, paz, cuidado, cura…
Ao fundo do cartaz, temos a imagem do Santuário do Rocio, que é o centro dessa peregrinação, o lugar onde está a imagem oficial de Nossa Senhora do Rocio.
Com essa explicação sobre a temática e o cartaz da festa deste ano, meu desejo é que você tenha a curiosidade aguçada, queira desfrutar do amor e proteção de Nossa Senhora e venha participar da celebração em homenagem a ela, em novembro. Tenho certeza que o encontro com a Santa Mãe te fará ter uma mudança de vida, fortalecerá sua fé e esperança, trará mais cor e alegria aos seus dias e te dará forças para prosseguir a caminhada.
Aguardo você!
Que Nossa Senhora do Rocio olhe por nós. Grande abraço. Deus te abençoe!
Pe Dirson Gonçalves, reitor do Santuário do Rocio.