conecte-se conosco

Voz do Rocio

SEMANA SANTA E PÁSCOA

Publicado

em

Depois de um bom período de preparação, chegamos à Semana Santa, que são os dias finais desse tempo de preparação para a Páscoa. Durante a Quaresma foi possível mais uma vez nos colocarmos em processo de conversão. Com o passar dos dias fomos nos aperfeiçoando (conhecimentos, sentimentos e atitudes). O objetivo é sempre nos tornarmos pessoas melhores, de acordo com aquilo que aprendemos de Jesus Cristo como valores fundamentais. Estamos ainda sendo atacados pela pandemia, que impossibilitou diversas formas de celebração presencial desse tempo. No entanto, o núcleo do tempo, que é a Espiritualidade, continuou sendo celebrado, em casa na maioria das vezes, mas aprofundado de modo a fazer as pessoas crescerem na força, na coragem, na esperança e na fé. A Semana Santa é o ponto alto dessa preparação para a Páscoa, de modo especial o tríduo pascal, de quinta-feira santa até sábado. Os temas principais de cada dia do tríduo são:

QUINTA-FEIRA SANTA: Na missa acontece o LAVA-PÉS e recorda a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos demonstra seu amor pela humildade, mostrando que o SERVIÇO é o centro de sua mensagem; nascemos para servir e não para sermos servidos. INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA é o outro foco da missa de quinta-feira santa e faz memória da Última Ceia. INSTITUIÇÃO DO SACERDÓCIO é o terceiro ponto da missa onde lembra que Jesus quis que os discípulos se reunissem e fizessem “memória” desse dia. Com essas palavras, Jesus instituiu o sacerdócio. Reze pelo seu padre.

SEXTA-FEIRA SANTA: Na tarde desse dia celebra-se a morte de Cristo no Calvário. A cruz é o grande sinal de salvação. Popularmente se faz a veneração da Santa Cruz. No entanto, nesse ano esse momento não será celebrado, em virtude da Pandemia. Na sexta-feira é também dia propício para celebrar a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz.

SÁBADO SANTO: É um dia muito diferente, de vazio, de espera. A ideia é: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos. “Tudo está consumado!”. Nesse mesmo dia, à noite, acontece a Vigília Pascal. A Igreja permanece junto ao sepulcro, esperando, na oração, a ressurreição. Na missa acontece a Bênção do fogo e após as orações o Círio Pascal é aceso. Ele representa o Cristo Ressuscitado, a Luz do mundo.

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO: É o grande dia. Do hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da morte para a vida, da escravidão para a liberdade. A presença de Jesus ressuscitado é o que dá sentido à nossa vida e nossa existência.

Desejo que você, leitor, tenha a oportunidade de celebrar todos esses momentos, mesmo que seja on-line. É o ponto alto de nossa fé. No santuário de Nossa Senhora do Rocio todas as celebrações serão on-line. Que Nossa Senhora, padroeira do Paraná, proteja a todos nós e nos ajude a celebrar uma Feliz Páscoa. Que o Cristo Ressuscitado nos encha de Esperança e traga uma nova Luz para a humanidade. Grande abraço. Bom dia.

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário

[email protected]

Leia também: TEMPO DE CONVERSÃO

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress