Voz do Rocio

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

No próximo dia 27, sábado, celebramos o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Essa devoção tem forte ligação com os Missionários Redentoristas porque no ano de 1866

w0vuuljv 1592857585

No próximo dia 27, sábado, celebramos o dia de Nossa  Senhora do Perpétuo Socorro. Essa devoção tem forte ligação com os Missionários Redentoristas porque no ano de 1866, o Papa Pio IX, entregou o ícone (quadro) ao Superior Geral dos Redentoristas em Roma e disse: “Façam-na conhecida no mundo inteiro”. Por isso, onde você encontra um Missionário Redentorista ele vai falar sobre essa devoção à Mãe do Perpétuo Socorro.

Alguns aspectos do ícone são muito fortes. Vejamos, por exemplo “O olhar de Nossa Senhora” que transmite o carinho e o amor de Deus expresso no olhar carinhoso da Mãe. Outro aspecto é “A mão de Nossa Senhora” que aponta para Jesus, que é Caminho, Verdade e Vida. Tem ainda “A sandalhinha do menino presa por um fio”. O menino está assustado e corre para o colo da mãe. Somos todos assustados com problemas financeiros, desemprego, problemas de saúde, dificuldades na família. Esses problemas são nossos sustos de cada dia, quando sentimos nossa sandalhinha caindo, e corremos para o colo da mãe. Outro aspecto são “As mãos do Menino Jesus nas mãos de Maria”. Confiança de filho. Somos todos filhos. Nunca podemos nos esquecer disso: somos filhos de Deus e de Nossa Senhora. Por isso nossas mãos têm onde se apoiar. “Os anjos com a cruz e a lança” lembram que existem cruzes e lanças de dor em nossa vida. Todos os dias nos deparamos com essas realidades de sofrimento. Isso nos assusta, assim como o Menino Jesus está assustado no ícone, olhando para o anjo que lhe apresenta a Cruz. Mas não podemos fugir dessas realidades. Temos que buscar na Mãe a força, o apoio, a proteção, para encararmos esses desafios. “A estrela na testa de Nossa Senhora” nos lembra que quando Jesus nasceu, uma estrela guia conduziu os magos do oriente, mostrando onde estava o Menino Jesus. Hoje a estrela que nos guia é Maria. A todo momento ela nos diz: “Façam tudo que meu Filho vos disser”. Outro ponto importante da pintura: “A boca de Nossa Senhora”. Quando olhamos para o ícone, percebemos sua boca pequena e fechada. Ela guardava tudo em seu coração. Por fim “O centro do ícone é Jesus”. É para ele que todas as atenções se voltam. Se o ícone é uma “janela aberta para o céu” é porque Jesus é o Caminho que nos leva até lá. Através de Maria vemos, temos acesso a essa maravilha imensa, que é o Céu. Por isso Santo Afonso dizia que “o verdadeiro devoto de Maria, jamais se perde!”

Cada vez que você olhar para o ícone, reze cada um desses detalhes. É um dos quadros mais lindos de Nossa Senhora existentes na Igreja Católica. Que ela interceda do Pai, muitas bênçãos para a sua vida. Grande abraço. Deus te abençoe sempre.

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário


NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORROAvatar de Redação

Redação

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar