Connect with us

Voz do Rocio

METADE DO CAMINHO

Hoje, 30 de junho, encerramos o sexto mês de 2020. A partir de amanhã começamos o segundo semestre, rumo ao fim do ano.

Publicado

em

Hoje, 30 de junho, encerramos o sexto mês de 2020. A partir de amanhã começamos o segundo semestre, rumo ao fim do ano. Foi um começo com certeza surpreendente para todos. Jamais poderíamos prever nas alegrias iniciais de 2020, que o primeiro semestre seria assim. Mas de tudo, é possível tirar algum proveito. Ou pelo menos alguma lição.

Algumas verdades já descobrimos para nosso aprendizado. Primeiro, que o mundo nunca mais será o mesmo depois dessa pandemia. Um vírus invisível nos fez pensar ou repensar muitas coisas. Talvez isso nos faça amadurecer. Esperamos. Segundo, mais uma vez nos deparamos com a grande verdade de que o ser humano é muito frágil. Qualquer coisa (como um vírus invisível) nos atinge, desestabiliza e pode ser fatal. Não compensa então, tanta arrogância, prepotência e autossuficiência. Somos só criaturas.  Terceiro, embora sejamos todos “iguais” por sermos humanos, na verdade somos muito desiguais, em termos sociais, de direitos e dignidade. Quarto, temos uma capacidade incrível de nos reinventar, adaptar e criar. As crises aguçam a nossa capacidade criativa. Quinto, e último, embora às vezes insensíveis, nos extremos somos capazes de uma solidariedade comovente. O que houve de campanhas, mutirões, gestos de ajuda e solidariedade, foi inacreditável. Somos um povo bom. Apesar de todos os sofrimentos e decepções, ainda acreditamos que a Lei Suprema do Amor, ensinada por Jesus, é a única saída se ainda quisermos um mundo sobrevivente.

Enfim, adeus primeiro semestre de 2020. Com certeza jamais esqueceremos esse período. Todos nós fomos marcados por ele. Que essas marcas cicatrizem e nos ajudem a construir um segundo semestre melhor, mais calmo, com mais paz e serenidade. Chega de medo, ansiedade, perdas e tristeza. Que sejamos capazes de juntar os cacos e reconstruirmos de um modo novo, sobre a rocha, para seguirmos inabaláveis por muitos e muitos anos.

Que Deus, todo poderoso, olhe por nós. Nossa Senhora do Rocio, interceda por nós. Nós nos apoiemos e ajudemos uns aos outros. Só assim, com todas as forças e todas as disposições para o BEM, venceremos o mal que nos assusta e ameaça. Ressuscite essa força incrível que existe dentro de você. Inspire-se! Fortaleça-se! Bem vindo mês de julho. Feliz segundo semestre. Grande abraço. Deus te abençoe.

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário

[email protected]