Na quinta-feira, 30, acontece no Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, a Missa do Santíssimo, em dois horários (18h e 20h), “pela cura da depressão e dos males da alma”. Já será a sexta semana desta série de celebrações. Tenho recebido lindas mensagens partilhando sobre a missa, como essa a seguir: “Passei por vários problemas tanto na vida pessoal quanto na profissional. Estava com o coração cheio de ódio, rancor, raiva e outras coisas ruins que me fizeram entrar em um estado extremo de ansiedade, porém após as missas voltei a conversar com Deus e tudo isso está saindo do meu coração, em especial com o auxílio das últimas missas do Santíssimo, que posso assegurar-lhe que mudaram minha vida para sempre”.
As relações humanas exigem muito de cada um de nós, seja na família, na sociedade, nos relacionamentos em geral. Os conflitos que não são trabalhados, as diferenças que não são entendidas geram desconforto nas relações. A desconfiança é outro ingrediente para trazer sofrimentos.
Recentemente celebramos a Semana Santa e ouvimos o texto bíblico que descreve em detalhes toda uma trama que estava sendo montada para trair Jesus. Judas Iscariotes procurava uma oportunidade para entregá-lo. E Jesus sentia em seu coração que as coisas estavam ficando cada vez mais perigosas. Ele disse: "Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair!" Com certeza foram dias muito tristes para Jesus conviver com pessoas que tramavam o mal contra Ele, saber que seria traído por alguém que Ele amava, sentir insegurança, decepção, angústia. Isso acontece todos os dias em nossas relações.
Muitos não têm estrutura emocional para conviver com isso. Muitos não suportam o peso da cruz, se cansam, adoecem e até morrem. É comum encontrar pessoas que, depois de uma decepção amorosa, por exemplo, vivem numa angústia que parece não ter fim. Os males da alma são inúmeros. Precisamos nos cuidar, buscando meios que aliviem o peso da cruz do dia a dia. Em Jesus Cristo encontramos respostas, luz, vida, esperança. Venha participar conosco. Traga alguém da sua família ou amigos. Na quinta-feira, em dois horários: às 18h e às 20h. Grande abraço. Deus te abençoe.
Pe. Dirson Gonçalves, CSsR
Reitor do Santuário do Rocio – [email protected]