conecte-se conosco

Voz do Rocio

As semelhanças entre Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Rocio

Publicado

em

Nesta terça-feira, 12, celebramos o dia de Nossa Senhora Aparecida, a Rainha e Padroeira do Brasil. A história de devoção à protetora do nosso país é conhecida por todos os católicos, mas, você sabia que ela e Nossa Senhora do Rocio têm muito em comum? 

A história da Padroeira do Brasil e da Padroeira do Paraná tem várias semelhanças, a começar pela sua ‘descoberta’. Ambas as imagens foram encontradas nas águas – a de Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, em São Paulo, por três pescadores; e a do Rocio na baía de Paranaguá, por um pescador. 

Além disso, as duas apareceram em momentos que o povo das respectivas regiões passava por dificuldades. Nossa Senhora Aparecida foi descoberta em um tempo de bastante escravidão e pobreza naquele local; e Nossa Senhora do Rocio apareceu em uma época de muita simplicidade e luta do povo caiçara, ou seja, aqueles que viviam da agricultura, pesca e artesanato. 

No entanto, as imagens foram encontradas em datas bem diferentes. Primeiro, foi a vez de Nossa Senhora do Rocio ser pescada por Pai Berê, como o pescador parnanguara era conhecido, por volta de 1648. 69 anos depois, em 1717, os pescadores paulistas João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida. 

Isso nos mostra que as imagens apareceram para ser um sinal de esperança na vida das pessoas. E, até hoje, continuam sendo o escudo de fé, proteção e milagres para os devotos, especialmente nestes tempos de pandemia em que estamos vivendo. 

As semelhanças entre as nossas padroeiras fortalecem ainda mais a nossa fé e nos revelam que a devoção a Nossa Senhora é um caminho para aprendermos a amar mais a Jesus. A Virgem Maria sempre esteve totalmente voltara para Deus e devemos seguir o seu exemplo. 

Ela foi escolhida por Deus para participar do seu Plano de Salvação. Por isso, Nossa Senhora é, para nós, um modelo a ser imitado: de fé, esperança, obediência, confiança, santidade, união com Jesus, doação e força no sofrimento. 

Aproveitando esta data tão especial, 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, expressamos que estamos em sintonia com a celebração desta festa tão importante para os católicos do Brasil. Uma festividade que honra a mãe de Jesus, que veio para caminhar junto com seu povo na busca de construir uma história de fé, esperança e amor. 

Viva Nossa Senhora Aparecida! Que ela continue olhando por nós. Grande abraço. Deus te abençoe! 

Pe. Dirson Gonçalves, Reitor do Santuário do Rocio

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress