conecte-se conosco

Voz do Rocio

Outubro é o mês do rosário – vamos refletir sobre os mistérios de Cristo

Publicado

em

Entramos em outubro, o mês em que a igreja católica celebra o rosário, uma oração querida por muitos santos.  A comemoração deste mês é um convite feito por Nossa Senhora para que todos possam refletir sobre os mistérios de Cristo acompanhados por ela, sua Santa Mãe. 

Durante a oração, refletimos sobre os mistérios de Cristo, acompanhando na meditação o nascimento e a infância de nosso Redentor, a Sua vida pública, Sua paixão e morte e, por fim, a glória de Sua ressurreição. Durante muito tempo, foi essa oração simples que sustentou a vida de fé do povo. 

Na realidade, o rosário é um resumo das sagradas verdades reveladas, um aprofundamento nas boas novas da salvação, pois, por meio dele, contemplamos os principais mistérios da fé que estão nas Sagradas Escrituras. Por meio desta oração, professamos que a Virgem Santa Maria é o caminho que o próprio Deus preparou para vir ao mundo e cumprir a história da salvação. 

A oração do rosário também é vista como um escudo da fé, uma chave que abre o Sagrado Coração de Jesus, uma corda que nos une a Deus, a Maria e à igreja. Foi rezando o rosário que o povo de Deus, no dia 7 de outubro de 1571, venceu a Batalha de Lepanto contra os turcos otomanos. Tempos depois, esse mesmo povo se alegrou com o fim de diversas epidemias e o fim de sangrentas guerras mundiais, confirmando, assim, que o rosário é a oração que toca o coração misericordioso de Jesus. 

Rezando o rosário, testemunhamos que “na nossa vida, não estamos sozinhos. Temos sempre o auxílio e a companhia da Virgem Maria, que hoje nos aparece como a primeira dentre os santos, a primeira discípula do Senhor. Confiamo-nos à sua proteção e apresentamos-lhe as nossas dores e as nossas alegrias, os nossos temores e os nossos anseios”. (Papa Francisco, Ângelus em 1º de novembro de 2016).

Durante toda a nossa vida, mas, principalmente, em todo mês de outubro, a oração do rosário deve fazer parte dos nossos dias, nos possibilitando expressar nossos sentimentos para com Deus e Sua amada Mãe e testemunhando os sinais da nossa fé. Especialmente nesses tempos de pandemia, onde vivemos cercados por receios e inseguranças, necessitamos entregar ao Imaculado Coração de Maria as nossas preocupações e súplicas pela reestruturação da saúde mundial e, nada melhor do que rezarmos o rosário diariamente para buscarmos salvação para o tempo atual.

O meu desejo é que, daqui para frente, o rosário não deixe de estar em nossos lábios, corações e vida, testificando as razões da nossa fé. Que todos os dias, saibamos oferecer a Nossa Senhora e a Cristo uma coroa de flores vivas por meio da nossa oração. Que supliquemos a nossa bondosa Mãe Maria que nos carregue no colo nas noites escuras, nos proteja em períodos turbulentos, nos cubra com o seu manto e nos aproxime cada vez mais do Sagrado Coração de Jesus. 

Para finalizar, outubro também é o mês missionário e tem o objetivo de motivar a igreja a relembrar a sua identidade missionária. Esse mês, que tem tudo a ver com o rosário, pois ambos os temas são complementares, nos desafia a reavivar, reanimar e a colocar em prática a vivência das missões na igreja. 

Que Nossa Senhora do Rocio olhe por nós. Grande abraço. Deus te abençoe! 

Pe Dirson Gonçalves, reitor do Santuário do Rocio

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress