Connect with us

Paraná Empreendedor

Preservação ou Conservação. Eis a Questão.

Meio Ambiente: O Ser humano está incluído?

Publicado

em

Meio Ambiente: O Ser humano está incluído?

O Presidente da República Jair Bolsonaro, em reunião com autoridades estrangeiras há pouco tempo atrás, foi enfático quanto ao direito e responsabilidade em relação aos cuidados e aproveitamento de nossa Amazônia e desenvolvimento das nossas cidades.

Fica claro que não seremos pautados por uma agenda internacional como se ainda fossemos uma colônia. Não cuidaram da sustentabilidade de seus países, principalmente os europeus e querem intervir em nosso território pelo viés ideológico. Lamentavelmente, algumas instituições públicas brasileiras e ong’s, agem em determinadas questões ambientais como tal. 

O meu ponto de vista é categórico. O Homem integra o meio ambiente. Embora seja predador e poluidor, como faz parte do meio ambiente, pode e deve tocá-lo. Daí a necessidade de regulação e de políticas públicas de bem conservar, permitindo a ele conviver, usufruir, evoluir e buscar o bem-estar sem comprometer o equilíbrio ambiental.

Conservação- do latim Cum, “junto” e Sevare, “manter, guardar”.

No contexto ecológico, a conservação ambiental se refere ao ato de manejar os recursos naturais de maneira a obter alta qualidade de vida humana, causando o menor impacto possível ao ambiente. O que denominamos de Desenvolvimento Sustentável.

Preservação, a ambiental, se refere à proteção total, integral da região, sem que haja qualquer interferência humana.

Este é o debate que compete a população fazer. Cito como exemplo, nosso litoral. Não cabe aos segmentos, notadamente do terceiro setor, intervir na evolução social da população do litoral, na sua liberdade de escolha da forma de viver.

Onde há delegação para determinar que suas atividades se restrinjam em pesca, atividade extrativista ou sazonal? Ou o destino é subir a serra, ou ficar sem perspectiva de melhoria de qualidade de vida?

O homem faz parte do meio ambiente, devemos viver com esse espírito e aproveitar das nossas potencialidades de forma sustentável.

Ao homem cabe aproveitar as oportunidades para evoluir e bem viver.

A Vida é dádiva de Deus!

Por Juracir Barbosa Sobrinho