conecte-se conosco

Paraná Empreendedor

Uma boa gestão… Uma nova gestão…

O país precisa atualizar conceitos para colher e dividir melhor os frutos de sua produtividade e da capacidade de seu povo

Publicado

em

Gestão é o ato de administrar ou de gerir recursos, pessoas ou qualquer objeto que possa ser administrado com alguma finalidade.

Em negócios, gestão implica em evoluir em suas habilidades para planejar e alcançar objetivos ou superar obstáculos. Isso exige aprimoramento e atualização constantes. Exige domínio de áreas estratégicas como logística e liderança de equipes.

No setor público, gestão é uma área da administração responsável por trabalhar com pautas de interesse coletivo, como educação, saúde, moradia, trabalho, redução das desigualdades sociais, infraestrutura e logística. Quem atua nessa área é responsável por planejar, implantar e supervisionar ações voltadas ao desenvolvimento.

Atualmente, com o avanço da tecnologia e a disponibilidade de feedback do público, por meio das redes sociais e seus influencers, torna-se fundamental, especialmente no setor público, um novo olhar para a gestão.

É preciso repensar com urgência alguns conceitos ortodoxos em áreas como a educação que não estão atendendo à demanda. Sem deméritos ao ensino superior, mas entendo que algumas estruturas são demasiado custosas à sociedade em relação a seus benefícios, enquanto o ensino fundamental e o médio carecem de modernização. 

A modernização e o investimento no ensino técnico são muito mais necessários hoje, diante de uma nova sociedade conectada e urbanizada, que corre na velocidade da informação, do que há alguns anos. O investimento universal no primeiro grau teria força e potencial inclusive para reter os jovens nas regiões do interior, onde sua produtividade pode agregar valor. 

Da mesma forma entendo o pensar no desenvolvimento das cidades, hoje muito mais integradas ao campo, inclusive com a chegada de tecnologias como o novo 5G, que promete revolucionar a produtividade em diversos setores, especialmente no campo.

Importante para alavancar esse processo é incrementar o financiamento público para acelerar a integração entre as cidades e o campo, onde se produz riqueza. E que essa riqueza possa se espraiar na sociedade. Não podemos esquecer que o país é um dos maiores produtores de alimentos no mundo, mas convive com penúrias, milhões de pessoas vivendo com restrição alimentar e passando fome.

Publicidade










plugins premium WordPress