Connect with us

Paraná Empreendedor

Por que bancos reduzem o número de agências, enquanto cooperativas de crédito aumentam?

Curiosamente, dois movimentos simultâneos em direções contrárias resultam em aumento do resultado de dois segmentos diversos de instituições financeiras

Publicado

em

Comentei anteriormente que o Brasil pode acelerar seu desenvolvimento, especialmente no interior, na medida em que avançar o cooperativismo alavancando os pequenos negócios. Hoje retomo a questão nas palavras de um amigo especialista, o professor Carlos Alberto dos Santos, ex-diretor do SEBRAE Nacional, entre outras entidades, e atualmente consultor da COSINERGIA – MundoCoop, que trata em artigo justamente sobre o avanço do cooperativismo de crédito.

Ao final de 2020, as cooperativas de crédito brasileiras contavam com 7.238 agências. O crescimento de 6% em relação ao ano anterior ampliou a liderança do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), hoje a maior rede de atendimento do Brasil.

No mesmo período, bancos de varejo, ao contrário, continuaram a reduzir o número de agências, movimento acelerado no bojo da pandemia da Covid-19. Ampliaram fortemente o atendimento digital em substituição ao presencial. Os resultados dos principais desses bancos no 1º Trimestre de 2021 indicam melhoria substancial nos resultados. Contribuíram a forte queda do provisionamento de perdas (PDD) e a redução dos custos operacionais obtidos com a digitalização e a redução da rede de agências.

Cooperativas de crédito também aumentaram fortemente o atendimento via canais digitais. Simultaneamente, investiram na ampliação da rede de agências. O grande crescimento do quadro de associados e os resultados financeiros das cooperativas nos últimos anos não deixam dúvida quanto ao sucesso desta estratégia. Os depósitos totais do SNCC cresceram 42,56% em 2020 em comparação com o ano anterior.

Estratégias diferentes não impediram que bancos comerciais e cooperativas de crédito tivessem bons resultados nos últimos anos. Podemos concluir então, que reduzir ou aumentar a rede de atendimento físico é indiferente para os resultados dos agentes financeiros? Se as cooperativas também reduzissem o número de agências os resultados seriam os mesmos?

Respostas a estas e à pergunta do título deste artigo demandam uma reflexão sobre o papel das agências nos dois diferentes modelos de negócios.

*Artigo Completo em MundoCoop (17.05.2021 – https://bit.ly/3foUR1e) por Carlos Alberto dos Santos.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.