conecte-se conosco

Painel do Turismo

Turismo Náutico

Viajar e se aventurar pelas águas

Publicado

em

O Brasil além de ter clima propício ao turismo náutico é privilegiado por possuir uma costa extensa e paraísos naturais exóticos, o que favorece o desenvolvimento do turismo náutico. É um dos segmentos que mais contribuirá para a retomada, por aliar um segmento turístico que possibilita o distanciamento, ao contato com a natureza e a prática esportiva. O litoral do Paraná é um grande potencial náutico do país devido às belezas e riquezas de fauna e flora da Baía de Paranaguá: ilhas, manguezais, golfinhos, botos, guarás, sambaquis, aliada a vida cotidiana do ambiente urbano.

No turismo náutico, a embarcação é o principal fator de atração do turista, que não a utiliza simplesmente como meio de transporte, mas como motivação para a prática. Segundo o Ministério do Turismo, o turismo náutico é dividido em dois tipos: de cruzeiro e de recreio e esporte. 

No cruzeiro são prestados serviços de hospedagem, alimentação, entretenimento e escalas por locais onde passa. As cidades que recebem cruzeiros são impactadas positivamente, pois muitos turistas realizam city tours, experimentam a culinária típica, e compram o artesanato local. Dependendo do porte do navio, são centenas ou milhares de visitantes, que se forem bem atendidos nessas paradas, retornam para uma estadia mais longa. 

No turismo náutico de recreio e esporte são utilizadas embarcações de pequeno e médio porte, como: lanchas, veleiros, escunas, jet skis, canoas, que podem ser fretadas, ou conduzidas pelos proprietários que prezam pela liberdade de sair, navegar, atracar e desembarcar para conhecer a localidade, de acordo com a vontade e interesse individuais. Este segmento impulsiona o avanço da atividade náutica nas cidades litorâneas, devido os investimentos realizados na infraestrutura e pelas diversas atividades possíveis de realizar como, prática de esportes aquáticos, contemplação da paisagem, observação da fauna e da flora e visitação nos atrativos turísticos.

Continuar lendo
Publicidade

Em alta