Ao longo de muitos anos o homem tem viajado por diversas motivações. Na Grécia Antiga onde eram realizados os Jogos Olímpicos, milhares de pessoas saiam de suas cidades para assistir e várias pessoas iam para vender souvenirs, alimentos e bebidas nos jogos. De acordo com o Ministério do Turismo, o Turismo Esportivo “compreende as atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas”. Para fins turísticos as disputas devem ser oficiais como torneios ou campeonatos, ter caráter competitivo, praticadas sob regras, normas, esquemas técnico e tático, e ser organizadas por entidades representativas.
São diversos esportes que movimentam uma região, como futebol, vôlei, surf, artes marciais e corridas. Quanto mais campeonatos são captados e realizados, mais investimentos em estruturas esportivas locais são necessários para atendê-los. Eventos esportivos geram impactos na economia, aumentam a movimentação turística, impulsionam a organização do trade, fomentam o comércio local de artigos esportivos e de alimentação balanceada, e divulgam o destino através das mídias atreladas ao evento.
Em 2022, Paranaguá sediou a Copa Mundo do Futsal Sub-21, e recebeu na Arena Albertina Salmon, o Rio Branco Sport Club, equipes nacionais e de outros países como Espanha, Uruguai, Japão e Argentina, contando com transmissão via youtube e por emissoras televisivas. Através da Secretaria Municipal de Esportes, o município também recebeu outras competições: Campeonato de BMX Dirt Jump Paranaguá, Campeonato Paranaense de Karatê, Campeonato Paranaense de Vôlei Série A, entre outros. A ilha do Mel sediou a 4.ª etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador e sedia o Campeonato MB Surf Pro AM. Para 2023 já estão confirmadas para Paranaguá, a Copa Mundo do Futsal Sub-21, e a Copa do Mundo de Futsal Adulto Feminino, que é considerada a maior competição internacional de clubes da categoria.