Na tarde de segunda-feira, 16, o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, junto à vice-prefeita, Fabiana Parro, visitaram a Unidade Básica de Saúde (UBS) Argemiro de Félix, na Vila São Vicente, para o lançamento do programa “Puxa Fila” na rede municipal de Saúde. A unidade, juntos às UBS´s Aline Marinho Zacarias, na Vila Garcia, e Emir Roth, na Ilha dos Valadares (Vila Bela), fazem parte da iniciativa que ocorre nesta primeira etapa até quarta-feira, 18, das 17h às 21h, com o objetivo de antecipar consultas médicas a pacientes que eram previstas para os meses de julho, agosto e setembro. Além disso, as unidades prosseguem com atendimento normal de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Segundo o município, agentes de saúde entram em contato com cidadãos e estão adiantando seus atendimentos para os dias do “Puxa Fila”. Posteriormente, o projeto deverá ser ampliado para outras unidades de saúde de Paranaguá, com foco na descentralização do atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ressalta que esta primeira etapa está focando as consultas já agendadas e que foram contactadas pelas equipes das UBS´s.
O prefeito Adriano Ramos destaca que antes de assumir a gestão municipal foram identificadas reclamações de moradores em torno da demora para agendamento das consultas médicas em Paranaguá.
“Estavam tentando agendar uma consulta nas unidades de saúde que ficava para daqui a dois, três a quatro meses. Este projeto foi criado para antecipar essas consultas, estamos fazendo nesse horário das 18h até às 21h. Estamos começando aqui nessas unidades de saúde. É um projeto-piloto, onde os supervisores dos postos ligam para os pacientes que estão agendados e antecipam este retorno”, salienta.

“É muito legal, porque estamos conseguindo atender um compromisso de campanha nosso de antecipar esses atendimentos e poder abençoar essas vidas, porque vemos muita gente que gostaria de ter um atendimento mais humanizado, rápido e atencioso, e isso não acontecia pelo volume de atendimentos que as unidades tinham que oferecer. Agora, com o Puxa Fila, podemos ver a alegria das pessoas na entrada de poderem ser atendidas muito antes do que estava previsto”, afirma o prefeito.
“Temos que ter um olhar diferenciado na área de saúde, uma atenção e um cuidado, porque quando a pessoa vem na unidade, é porque ela precisa desse atendimento, isso não pode demorar de três a quatro meses para ela receber o atendimento médico que ela tanto busca. O projeto Puxa Fila é exatamente isso, acelerando o processo”, ressalta Adriano Ramos.
UPA
Outro reflexo é desafogar o volume de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Antes deste período em que esfriou, que estamos nos aproximando do inverno, estávamos com um média de 530 a 540 pessoas sendo atendidas na UPA. Agora, subiu de forma muito rápida para 700 a 720 pessoas, temos dias em que atendemos mais de 800 cidadãos na UPA. Com o Puxa Fila atendendo nas UBS´s e nos bairros, temos certeza de que isso pode refletir na UPA, diminuindo o número de pessoas que procuram atendimento neste espaço”, ressalta Adriano Ramos.
Vice-prefeita reforça foco da gestão na saúde pública

“A área de saúde está sendo muito pensada por toda a equipe, por todos nós da gestão Adriano Ramos, principalmente para que possamos atender aquela população que está há muito tempo esperando na fila, para que a gente possa entender qual a real necessidade. Não são portas abertas, a população precisa aguardar, será feito o contato para que o paciente possa ser atendido, para que possamos fazer com que esta fila ande e começar a ver o resultado na nossa saúde, descentralizando, algo que sempre pensamos em fazer, com as UBS´s atendendo de perto a população, aumentando a equipe para atendimento domiciliar, enfim, é um trabalho grande, há muito o que se fazer, mas estamos trabalhando muito para que a nossa saúde tenha um resultado como a gente espera”, afirma a vice-prefeita Fabiana Parro.
Segundo a vice-prefeita, o horário estendido é algo importante de ser implementado na rede municipal de saúde.
“Com isso você passa a ter condições de atender mais pessoas. Então, é um trabalho de muita dedicação de todos os profissionais que estão aqui hoje. Agradecemos a todos eles, toda a equipe que está aqui, tenho certeza que é só o começo e que iremos estender para toda a nossa Paranaguá”, afirma.
Secretária de Saúde detalha o Puxa Fila
“Assumimos a gestão com uma fila bastante grande nas unidades básicas de saúde, isso estava congestionando também a nossa UPA, porque por conta desta questão do paciente ter um agendamento mais longo, ele acaba procurando a UPA para atendimentos não tão urgentes. Então, sentamos com a equipe de saúde, resolvemos trabalhar neste projeto de tentar puxar esta fila para um período mais curto e dar um atendimento melhor para esses pacientes, não deixando uma fila tão longa. Lembrando que estamos puxando a fila para pacientes que estão agendados para setembro e agosto”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Patricia Muzetti Vianna Scacalossi.
Segundo a secretária, existe uma parcela da população que é retorno de consulta para atendimentos. “Nesse caso, o paciente veio, se consultou em maio, por exemplo, e o médico quer vê-lo daqui a três a quatro meses, porque pediu exames e outras orientações para que o paciente siga e para que possa verificar isso mais tarde. Estes pacientes de retorno, eles continuam no retorno, eles consultaram, o médico solicitou, então a unidade marca este retorno para daqui a três a quatro meses, que é o tempo que o médico pede para verificar as condições de saúde após o tratamento que o médico passou”, afirma Scacalossi, destacando que o Puxa Fila é focado na primeira consulta do paciente.

“Procuramos puxar a fila desses pacientes de primeira consulta, primeiro agendamento, ou consulta após muito tempo que não vem para a unidade consultar e estava agendado mais para frente, então, via telefone, procuramos esses pacientes e marcamos a consulta. Também tivemos a ajuda dos agentes comunitários, pois muitas vezes sabemos que o paciente troca de número de telefone e acabamos perdendo o contato, onde existe a questão das microáreas, das áreas, onde o agente comunitário conhece o paciente e pode indicar que a consulta está sendo antecipada”, frisa a secretária.
Horário de atendimento das unidades
Segundo a gestora, as unidades de saúde que estão inclusas no Puxa Fila prosseguem com atendimento normal de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
“O que fizemos foi um levantamento das unidades básicas onde o agendamento estava mais longo. Neste primeiro momento detectamos que as unidades do Santos Dumont, da Vila Garcia, da Vila Povo e da Ilha dos Valadares (Emir Roth), estão com agendamento mais para frente, então, puxamos essas unidades para trabalhar nesta questão do adiantamento. Depois do feriado, faremos um novo levantamento de outras unidades para ver a questão do agendamento e assim vamos avançando progressivamente para diminuir este tempo de espera de primeira consulta”, explica Patricia Scacalossi.
Paciente aprova novo projeto

“Eu fui para a UPA com pressão alta, aí o médico de plantão me mandou procurar o postinho mais próximo da minha casa, consultar novamente e pegar uma receita contínua, que você vai tomar remédio da pressão agora para o resto da vida. Foi o que eu fiz, vim até o posto de saúde em fevereiro e a consulta ficou para 19 de setembro, eu estava aguardando até então, mas agora eles me ligaram para que eu pudesse, como diz o projeto, puxar a fila, e foi o que eu fiz. Vim até a unidade de saúde e encaixaram minha consulta hoje mesmo”, afirma a moradora Lucie Kusma, autônoma.
Segundo ela, anteriormente, a demora para atendimento nas UBS´s faziam com que cidadãos até mesmo desistissem, algo que não ocorre atualmente. “Pelo menos aqui no nosso posto de saúde (Argemiro de Félix) estamos vendo que está sendo bem organizado e evoluindo, a prova disso é a realização do projeto Puxa Fila”, explica, destacando que após a consulta foi marcado o retorno para atendimento.