Notáveis

Sueli Ferreira dos Santos

Me sinto realizada como pessoa, mas não abro mão de batalhar para ver uma sociedade mais justa e fraterna

c1ibw66k 1595543938

“Me sinto realizada como pessoa, mas  não abro mão de batalhar para ver uma sociedade mais justa e fraterna.” Sueli Ferreira dos Santos, conhecida carinhosamente como Sula, nascida no Estado de São Paulo.  Mãe de três filhos. É a “Notável” desta semana.

Formada em letras e Pedagogia pela FAFIPAR com especialização em Psicopedagogia, Gestão Descentralizada de Programas com Ênfase em DST e AIDS pela Universidade do Maranhão, e também em Gestão e Desenvolvimento de Recursos humanos pela Escola de Saúde Pública do Paraná, Sula atua hoje de maneira extremamente impactante na sociedade parnanguara.

Iniciou sua vida profissional em 1981, na Secretaria de Estado de Saúde como auxiliar de saneamento, assumindo também a função de Inspetora de Saneamento. Em 1986, prestou novo concurso na SESA,  assumindo a função de Pedagoga na 1ª Regional de Saúde onde exerceu várias funções, dentre elas: chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica; chefe da Divisão de Assistência à Saúde;  Coordenadora do Polo Regional de Educação em Saúde; Coordenadora Regional do Programa de DAS/HIV/Aids; Ouvidora do SUS e Coordenadora de Eventos. 

Mas sua paixão não se limita à área da saúde. Sueli também já atuou como atriz, ao lado do Gildo Falcão, apresentando textos sobre prevenção de saúde em escolas e empresas nas cidades do litoral, Curitiba e região metropolitana. Participou também do Projeto “Se Eles Soubessem” ao lado do Frei Pedro Brandoni, com apoio do Bispo Dom João Alves dos Santos, em um ônibus itinerante que levou ações de prevenção e evangelização em todas as comunidades do Litoral.

Recebeu títulos importantíssimos, como: “Melhor Trabalho de Prevenção do Paraná”, “Troféu Mulher Guerreira” dentre muitos outros e, mais recentemente o de “Cidadã Honorária de Paranaguá”. A partir do seu trabalho, Sueli se impõe contra todo tipo de preconceito e discriminação, superando e destacando-se dentre eles.

 “Sei que não vou mudar o mundo, mas posso fazer a diferença plantando sementes de fé e amor ao meu redor “.Tais sentimentos de humildade, solidariedade e respeito ao próximo, a notável diz ser uma herança materna, a qual jamais esquecerá e tem como sua marca registrada.

Atualmente, Sula é Coordenadora da Pastoral da AIDS do Litoral.

É com este exemplo de força, determinação e amor ao próximo que encerramos mais uma edição da “Notáveis”.

Você também poderá gostar

Sueli Ferreira dos Santos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.