Legendado

“Patriotismo e Democracia”

Já adentramos o final do mês de agosto e logo chegaremos ao primaveril setembro que aflorará o sentimento patriótico do povo

qnv49dh 1630615170

(Com a contribuição da Advogada Lívia Moura)

Já adentramos o final do mês de agosto e logo chegaremos ao primaveril setembro que aflorará o sentimento patriótico do povo, em sua comemoração a inestimável data de 7 de setembro.

Contudo, devemos contextualizar todo esse afã patriótico e o que por de trás dele se esconde, em discursos que correm para atingir diretamente a democracia.

Assim, devemos ter a consciência que o verdadeiro patriota é aquele que defende a democracia, a pluralidade, as instituições democráticas e o Estado Democrático de Direito.

É fácil ver como se pode jogar com emoções e fazer com que as pessoas confundam tal sentimento: instar o povo a protestos para derrubar instituições democráticas STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso Nacional (legislativo), aos ditos “cidadãos de bem” é patriótico, pois para eles, em sua cegueira promovida por discursos nefastos, é em defesa da pátria; mas não tenham dúvida, não há nada de democrático (a não ser o livre direito de se manifestar).

Não podemos permitir que acreditem que há “meio golpe”, pois, derrubar o Supremo Tribunal Federal (STF) ou qualquer outra Instituição Democrática, é um ataque pleno à uma democracia, que é arraigada em três estruturas de poder: Executivo, Legislativo e Judiciário; todos independentes e harmônicos entre si. 

Portanto, não há patriotismo sem democracia. Patriota ama seu país, mas, esse país tem de ser acessível a todos, no sentido de garantia de direitos; investigações e condenações pelo devido processo legal, sem interferência política ou econômica.

Esperamos que nesse 7 de setembro, não haja comemorações com desfiles de tanques militares, mas sim, com comemorações com ações de que consigamos mais vacinas para o mal que assola, bem como oportunidades de trabalho.

Nunca fez tanto sentido: Independência ou morte.

Brasil, 26 de agosto de 2021, mais de 577 mil mortes por covid em solo brasileiro e mais de 14 milhões de desempregados.

Paulo Henrique de Oliveira é mestrando em administração pública, pós-graduado em direito administrativo, com MBA em gestão pública, extensões em ciências políticas, direito eleitoral e ciências sociais, e graduações nas áreas de administração de empresas, gestão de negócios, ciências políticas, e direito. É o Executivo do Podemos no Estado do Paraná, Ex Secretário de Saúde de Paranaguá, e atual Secretário de Saúde de Matinhos.

“Patriotismo e Democracia”

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.