conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

” O Pensamento de Deus dirige a História “, escreveu com acerto, o grande Filósofo italiano, Pietro Ubaldi

Publicado

em

” O Pensamento de Deus dirige a História “, escreveu com acerto, o grande Filósofo italiano, Pietro Ubaldi.

Assim foi a Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro de 1822, proclamada por D. Pedro I. Sua separação de Portugal traria, com certeza, prejuízos, porém, o amor foi mais forte que a ambição, e o Príncipe colocou os interesses do Brasil acima da Coroa. 

O Processo da Nossa Independência culminou com vários fatores, em 1815, com a morte da Rainha de Portugal, D. Maria I, o Príncipe Regente D. João VI, assume o trono. Napoleão Bonaparte é derrotado na Batalha de Waterloo. Entre 1817 e 1820, explode em Portugal a Revolução Liberal. Em 1821 o Rei D. João VI, retorna à Portugal. No dia 9 de Janeiro de 1822, as Cortes Portuguesas, ordenavam o retorno de D. Pedro à Lisboa. Os Brasileiros, insatisfeitos, apresentaram uma representação ao Regente, solicitando sua permanência no Brasil. Depois de ouvir a representação, D. Pedro solenemente, no Paço Imperial, responde: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto, diga ao povo que fico. Dou-vos com a minha pessoa a minha dinastia.” Esse ato de patriotismo, realizado por Dom Pedro, ficou marcado para sempre na memória do povo brasileiro, como “O Dia do Fico.”

Gigante na extensão, perfeita na beleza, Pátria, és a imagem do teu povo invicto, que herdou, para tua defesa, o ilimitado arrojo e a indômita coragem, enfrentada outrora, em teu seio selvagem, o intrépido valor da gente portuguesa. 

Protegendo na paz e triunfando na guerra, por tua raça forte e teu solo fecundo, és, ó Pátria sem par, maravilha da Terra, o cofre do porvir e o celeiro do mundo! Só por ser do Brasil, sou feliz! Brasil amigo, minha Pátria. Do Amazonas ao Prata, ouve-se um Hino, é o Brasil fraternal que se levanta, país sagrado. Vai em frente Brasil pela paz lutar. Um país de amor e de esperança, pois o mundo em ti confia. 

Durante esses duzentos anos vivemos muitos altos e baixos para tornar o Brasil um país democrático, tivemos crises econômicas e verdadeiras revoluções, não tem sido fácil até os dias atuais, no entanto, somos um povo livre, um dia haveremos de caminhar por caminhos menos tortuosos. 

Duzentos anos de fraternal sentimento nos une, exultemos de alegria, um sublime dever nos reúne.

Sonia Machado

Historiadora

Diretora Secretária do IHGP

Referência:

Guaracy Ribeiro e Gustavo Pires. Independência do Brasil. Revista. Pág. 65, 6 e 7. Editora do Brasil.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress