Esperançar

Saúde do professor e o retorno às aulas presenciais

Os profissionais da educação foram uma das categorias mais afetadas pela atual pandemia de Covid-19. Ansiosos, sobrecarregados, cansados, estressados e frustrados, assim se sentem a maior parte dos professores diante da realidade das aulas remota

Saúde do professor e o retorno às aulas presenciais

Saúde do professor e o retorno às aulas presenciais

Por conta do isolamento social, como forma de prevenção da Covid- 19, as aulas foram suspensas e os professores, de uma hora para a outra, tiveram de lidar com a tecnologia e aprender muito rápido a trabalhar com as plataformas digitais, para dar aulas remotas e fazer explicações para uma câmera, tiveram sua jornada de trabalho redobrada, pensar nas aulas de forma que todos os alunos, de suas casas, pudessem entender, e desta forma tentar sustentar a interação com os alunos, e ainda ter de lidar com a situação em que todos se encontram, emocionalmente abalados.

A escola, que já era vista como uma extensão da casa do professor, o isolamento social fez disso uma realidade de forma muito mais severa, não tendo um horário e um local circunscrito e bem definido de trabalho, agora trabalhando em casa, menos ainda.

Os profissionais da educação foram uma das categorias mais afetadas pela atual pandemia de Covid-19. Ansiosos, sobrecarregados, cansados, estressados e frustrados, assim se sentem a maior parte dos professores diante da realidade das aulas remotas.

Receber estes profissionais da educação e os alunos na volta às aulas na escola de forma presencial, precisará ter o apoio e acolhimento, por parte das instituições de ensino, para que eles se sintam seguros. O acolhimento socioemocional será fundamental na volta às aulas.

Para que tudo volte a ser como antes, a saúde mental do professor deve ser tratada com prioridade, contar com uma rede de apoio pautado pelo acolhimento com a escola, de um cuidado profissional capaz de antever eventuais problemas psicológicos e psíquicos que os professores possam vir a enfrentar.

O cuidado com educadores é de extrema importância pois eles são uma referência e ponto de apoio para os alunos. Sabe-se que muito do aprendizado está ligado às emoções. Não olhar para o bem-estar psicológico do professor é comprometer a qualidade do ensino.

Leia também: Competências socioemocionais em meio a pandemia do Coronavírus

Você também poderá gostar

Saúde do professor e o retorno às aulas presenciais

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.