Esperançar
Entrelinhas e Entrelaçados Educativos
Os professores, sem perceber também ensinam nas entrelinhas, e você deve estar se perguntando: como isso acontece?
Na sala de aula, todos os olhares são para o mestre, e isso vai além da grade curricular e das atividades por eles desenvolvidas, está ligado ao modo como ele ensina, a postura, atitudes, valores, ética, comportamento e sentimentos que expressa, que estão a todo momento sendo observados, sentido e repetido pelos seus alunos.
Atuar de forma ética deve estar sempre nas entrelinhas do trabalho de todo e qualquer profissional, em especial para quem trabalha em educação, Cortella (2010) diz que: “A ética é uma plantinha frágil que deve ser regada diariamente. ” Isso acontece no nosso cotidiano, plantando de forma subliminar consciência.
Os profissionais de educação, evidentemente, ensinam com propósitos, objetivos e programas curriculares pré-estabelecidos. Porém, o professor, assim como os pais das crianças, é concebido como um referencial para seus alunos, a maneira como seus alunos percebem o professor em sala de aula intervém também no mundo das crianças, pois elas “copiam” estes ensinamentos que estão nas entrelinhas do conhecimento repassado.
O professor sabe que ensina também pelos modelos mentais, mas, não se espera a perfeição, mas que, acima de tudo, a dignidade da profissão transpareça e que, com isso, o ensinamento transcende o saber mais imediato. Entrelinhas, pode-se considerar que o professor também é uma autoridade, você já ouviu de um filho, sobrinho, neto ou irmão a seguinte frase “Meu professor disse que é assim”? Sua finalidade nada mais é do que ajudar na formação de valores e dar ferramentas para que eles tenham uma vida saudável e plena. O que reforça a responsabilidade desses mestres que além de transmitir informações, transmitem valores, inclusive atitude de coragem, o professor que tem coragem e garra ele vai muito mais além, ele surpreende, ele leva os seus alunos para um outro nível, pois a coragem abre portas para conquistas principalmente por ser aquele que luta diante as injustiças. É necessário ler nas entrelinhas. Conseguir captar os sentidos que não estão claramente expressos.
-
Eventos 4 dias atrás
Programação da 446.ª Festa de Nossa Senhora do Rosário prossegue durante a semana em Paranaguá
-
Eleições 2024 5 dias atrás
Debate on-line reúne nesta terça-feira os candidatos à prefeitura de Paranaguá
-
Eleições 2024 6 dias atrás
Eleições de 2024: mais de 230 mil eleitores vão às urnas no litoral paranaense